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GPComp Zona Norte apresenta projeto educacional em congresso nacional de Informática na Educação

Publicado: Segunda, 08 de Dezembro de 2025, 16h52 | Última atualização em Segunda, 08 de Dezembro de 2025, 16h52 | Acessos: 101

Imagem 9O Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GPComp) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, participou do 14º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2025), realizado em Curitiba (PR), no Campus Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), é considerado o maior encontro nacional da área de Informática na Educação e reúne pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de todo o país.

Durante o congresso, o GPComp apresentou o trabalho “ODS Adventure”, um jogo educativo em formato de RPG criado por estudantes do curso de Sistemas para Internet. O objetivo do projeto é ensinar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e estimular o pensamento computacional em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O jogo foi desenvolvido com foco em inclusão, aprendizagem ativa e respeito às diferentes formas de aprender, utilizando princípios do Design Thinking e diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Computação.

O trabalho foi apresentado no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), que integra a programação do congresso e é um dos principais espaços de divulgação científica da área no país. O desenvolvimento do projeto contou com a parceria do Professor Felipe Maia, mestrando na Universidade Estadual de Londrina (UEL), fortalecendo a cooperação entre instituições de ensino.

A Professora Ivanilse Calderon, orientadora do projeto, destacou a importância da participação no evento. Ela explicou que apresentar o trabalho em um congresso nacional mostra que as pesquisas desenvolvidas no IFRO têm capacidade de dialogar com grandes desafios da educação brasileira. E acrescentou que o projeto representa o compromisso da instituição com a inclusão, a diversidade e o desenvolvimento de tecnologias educacionais que geram impacto positivo na comunidade.

O estudante Gabriel Moraes, do curso de Sistemas para Internet, relatou que participar do desenvolvimento do ODS Adventure e apresentar o projeto no CBIE foi uma experiência transformadora. Para ele, a vivência permitiu compreender como a pesquisa aplicada pode gerar impacto real na educação e reforçou o sentimento de pertencimento à produção de soluções que podem contribuir para o aprendizado de muitas crianças.

Como avaliação geral, a participação no CBIE 2025 fortaleceu a inovação e a pesquisa aplicada, por meio de formação que promove o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à educação, acessibilidade e inclusão social, fortalecendo o papel da instituição na produção de conhecimento de relevância para a sociedade.

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