Visita técnica em Porto Velho fortalece formação de alunos do Programa Mulheres Mil e do Técnico em Administração do IFRO
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, levou estudantes a uma visita técnica a empresas do ramo da beleza em Porto Velho. A atividade integrou turmas do Programa Mulheres Mil e do Curso Técnico em Administração, que puderam conhecer de perto o funcionamento e a gestão de empreendimentos do setor. As ações ocorreram das 9 às 17h do dia 11/10, no Svim Instituto de Beleza e na Comepi Cosméticos, ambas localizadas no Porto Velho Shopping.
A proposta da visita foi proporcionar vivências práticas alinhadas aos conteúdos estudados em sala de aula, aproximando os estudantes do mercado profissional. Para os cursos envolvidos, a atividade promove observação direta de processos de administração, atendimento ao público, gestão financeira e organização de negócios.
Para a gestora da Svim, Cláudia Becheri, o momento foi de troca, de aprendizado e inspiração. “No dia 11 de outubro de 2025 tivemos a honra de receber em nosso Salão Svim Instituto de Beleza e Salão You, ambos no Porto Velho Shopping, os alunos do Curso Técnico em Administração e do Programa Mulheres Mil do Campus Guajará-Mirim orientados pelo Professor Daniel Bezerra e servidora Luana Ferreira. Agradecemos por essa troca de experiência onde compartilhamos um pouco da nossa trajetória de sucesso no segmento da beleza, qualidade de vida e de como gerenciar um empreendimento de sucesso. Contando para eles que com muita fé, garra, coragem, determinação, disciplina e foco é possível alcançarmos nossos objetivos e por consequência o sucesso. Acreditamos que essa troca de experiência é enriquecedora. E lembre sempre disso: Se podemos sonhar, podemos realizar! Desde que nos permitimos acreditar em nós mesmos e nos dedicarmos sempre em tudo que iremos fazer! Gratidão por este momento e reconhecimento”, enfatizou.
A relevância pedagógica da iniciativa também foi destacada pelos participantes. Em registro institucional, a avaliação geral aponta que “a visita técnica foi uma experiência extremamente enriquecedora para os alunos, pois possibilitou a vivência prática dos conteúdos aprendidos em sala de aula. Ao conhecer de perto a realidade de algumas empresas, podem compreender processos de gestão e refletir sobre desafios e boas práticas do mercado. Essa aproximação com o ambiente profissional contribuiu significativamente para o desenvolvimento de uma visão mais crítica, empreendedora e participativa, reforçando a importância do aprendizado prático na formação acadêmica e profissional”, expressaram Daniel e Luana.
A atividade faz parte das ações de formação profissional do IFRO, a partir de práticas educativas que conectam teoria, mercado e desenvolvimento social. Conforme a Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depex), Luana Ferreira da Silva, os resultados alcançados foram positivos. “A atividade foi extremamente enriquecedora para os nossos alunos. As turmas do Curso Técnico em Administração na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) tiveram a oportunidade de conhecer de perto a história e o modelo de gestão da Svim, entendendo na prática como funciona um negócio de sucesso e como é possível crescer com planejamento e inovação. Já as alunas do curso de Manicure e Pedicure, do programa Mulheres Mil, ampliaram seus conhecimentos ao vivenciar de perto a rotina de um grande salão de beleza e ao participarem de uma visita à loja de cosméticos Comepi, onde aprenderam sobre produtos, técnicas e tratamentos atualizados do mercado da beleza. Foi um momento de aprendizado prático, motivador e muito produtivo, que certamente contribuiu para o desenvolvimento profissional de todos os participantes”, avaliou.
Entre os estudantes, a experiência também foi marcada pelo entusiasmo. Daniel de Araújo Vira, do Técnico em Administração, mostrou que a viagem trouxe novos aprendizados: “Nossa viagem para Porto Velho foi incrível! É um lugar que consegue unir o passado e o presente de uma forma única. Enquanto a gente aproveitava a estrutura de shopping com suas lojas e opções entre os interstícios de uma atividade para a outra, pudemos aprender bastante sobre como se faz o gerenciamento de uma empresa e seus desafios diários em manter a competitividade, o que é bem enriquecedor”, observou.
Francineide Lucino da Silva, do curso FIC Manicure e Pedicure, também fez um relato de gratidão. “Sou grata por ser uma aluna do programa Mulheres Mil e ter feito parte dessa viagem até a capital, achei a visita em ambas as empresas extremamente enriquecedora, nos dando uma visão prática do mercado. O curso de manicure e pedicure tem sido de altíssima qualidade, superando minhas expectativas em termos de conteúdo e aplicação. Fiquei muito feliz e surpresa com o IFRO por nos dar essas oportunidades. Não esperava uma conexão tão direta e valiosa com o mercado de trabalho, o que demonstra o compromisso da Instituição com a nossa formação”, relatou.
Redes Sociais