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Bibliotecas passam a integrar a Central de Serviços do SUAP

Publicado: Terça, 25 de Novembro de 2025, 13h41 | Última atualização em Terça, 25 de Novembro de 2025, 16h29 | Acessos: 370

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio da Assessoria de Bibliotecas da Pró-Reitoria de Ensino (ABIB/Proen) e da Coordenação de Desenvolvimento de Sistemas (CDSIS/DGTI), ampliou as funcionalidades da Central de Serviços do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), que agora também reúne e organiza as demandas relacionadas às Bibliotecas do IFRO.

A iniciativa centraliza, em um único ambiente digital, os principais serviços relacionados às bibliotecas, promovendo padronização, rastreabilidade e maior eficiência no atendimento à comunidade acadêmica. Com a criação da Central de Serviços da Biblioteca, estudantes, servidores e colaboradores passam a contar com um canal unificado para registrar dúvidas e solicitações, acompanhar o andamento dos atendimentos e receber respostas com maior agilidade, fortalecendo a comunicação e a organização dos fluxos de trabalho.

O novo módulo integra de forma organizada as principais demandas das bibliotecas, desde suporte técnico até orientações especializadas. A proposta fortalece a interação entre a biblioteca e seus usuários, reforçando sua missão institucional de prover acesso qualificado à informação e apoiar as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.

A interface foi organizada em categorias que refletem as demandas mais recorrentes, facilitando a navegação e a localização dos serviços. Entre os grupos contemplados estão áreas como assessoria às bibliotecas, normalização técnica, repositório institucional, ficha catalográfica, biblioteca virtual, Gnuteca e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), agora dispostos de forma clara e intuitiva para aprimorar a experiência do usuário.

A Assessora de Bibliotecas, Roseni Santos Rodrigues, afirma que atender às necessidades informacionais dos usuários através da Central de Serviços do SUAP torna o atendimento mais transparente, ágil e padronizado. “Agora, os usuários conseguem registrar suas demandas com mais precisão e acompanhar todo o seu andamento, desde o envio até a conclusão da solicitação. Além disso, os bibliotecários de cada unidade poderão atender e quantificar esses atendimentos. A ideia é reduzir as interações por aplicativos pessoais e garantir que todas as respostas sejam rastreáveis, assegurando maior transparência às informações prestadas”, pontua.

O Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas (CDSIS/DGTI) substituto, Alexandre Prestes Girardello, destaca que o SUAP vem sendo continuamente aprimorado para atender às necessidades institucionais. Ele ressalta que a Central de Serviços, utilizada pela DGTI com êxito desde 2020, tem se mostrado uma ferramenta consolidada para organização de fluxos, orientação aos usuários e aplicação de boas práticas. A partir dessa experiência, o módulo passou a ser expandido para outras áreas, tendo recentemente incorporado o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) e, agora, os serviços das bibliotecas.

Segundo Alexandre, a expectativa é que, nos próximos meses, outras áreas finalísticas também passem a utilizar o módulo, ampliando ainda mais a unificação e a eficiência dos atendimentos institucionais. A iniciativa integra a visão estratégica de criação do “Tudo Aqui IFRO”, um ambiente unificado no SUAP onde todos os setores finalísticos disponibilizarão seus serviços de forma centralizada, organizada e acessível à comunidade acadêmica.

O Pró-Reitor de Ensino, Jean Peixoto Campos, destaca que a ampliação da Central de Serviços reforça o propósito institucional de oferecer canais oficiais de atendimento cada vez mais acessíveis e eficientes. “Ao integrar as Bibliotecas ao SUAP, damos mais um passo na consolidação de um ponto único de contato para estudantes e servidores, com fluxos claros, acompanhamento das solicitações e maior previsibilidade no atendimento. Reconhecendo a importância desse canal, a expectativa é que, em breve, outras áreas do Ensino também passem a utilizá-lo. Essa iniciativa fortalece a transparência, qualifica e quantifica a comunicação institucional e contribui diretamente para a melhoria contínua dos serviços prestados pelo IFRO.

Para solicitar seu atendimento, basta o usuário acessar o Sistema SUAP com suas credenciais institucionais (servidores = número SIAPE, aluno = número de matrícula), que no Dashboard terá disponível o Módulo “Central de Serviços”, bastando o usuário clicar em “Abrir Chamado”.

Captura de tela SUAP

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