Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Bibliotecas passam a integrar a Central de Serviços do SUAP

Publicado: Terça, 25 de Novembro de 2025, 13h41 | Última atualização em Terça, 25 de Novembro de 2025, 16h29 | Acessos: 276

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio da Assessoria de Bibliotecas da Pró-Reitoria de Ensino (ABIB/Proen) e da Coordenação de Desenvolvimento de Sistemas (CDSIS/DGTI), ampliou as funcionalidades da Central de Serviços do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), que agora também reúne e organiza as demandas relacionadas às Bibliotecas do IFRO.

A iniciativa centraliza, em um único ambiente digital, os principais serviços relacionados às bibliotecas, promovendo padronização, rastreabilidade e maior eficiência no atendimento à comunidade acadêmica. Com a criação da Central de Serviços da Biblioteca, estudantes, servidores e colaboradores passam a contar com um canal unificado para registrar dúvidas e solicitações, acompanhar o andamento dos atendimentos e receber respostas com maior agilidade, fortalecendo a comunicação e a organização dos fluxos de trabalho.

O novo módulo integra de forma organizada as principais demandas das bibliotecas, desde suporte técnico até orientações especializadas. A proposta fortalece a interação entre a biblioteca e seus usuários, reforçando sua missão institucional de prover acesso qualificado à informação e apoiar as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.

A interface foi organizada em categorias que refletem as demandas mais recorrentes, facilitando a navegação e a localização dos serviços. Entre os grupos contemplados estão áreas como assessoria às bibliotecas, normalização técnica, repositório institucional, ficha catalográfica, biblioteca virtual, Gnuteca e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), agora dispostos de forma clara e intuitiva para aprimorar a experiência do usuário.

A Assessora de Bibliotecas, Roseni Santos Rodrigues, afirma que atender às necessidades informacionais dos usuários através da Central de Serviços do SUAP torna o atendimento mais transparente, ágil e padronizado. “Agora, os usuários conseguem registrar suas demandas com mais precisão e acompanhar todo o seu andamento, desde o envio até a conclusão da solicitação. Além disso, os bibliotecários de cada unidade poderão atender e quantificar esses atendimentos. A ideia é reduzir as interações por aplicativos pessoais e garantir que todas as respostas sejam rastreáveis, assegurando maior transparência às informações prestadas”, pontua.

O Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas (CDSIS/DGTI) substituto, Alexandre Prestes Girardello, destaca que o SUAP vem sendo continuamente aprimorado para atender às necessidades institucionais. Ele ressalta que a Central de Serviços, utilizada pela DGTI com êxito desde 2020, tem se mostrado uma ferramenta consolidada para organização de fluxos, orientação aos usuários e aplicação de boas práticas. A partir dessa experiência, o módulo passou a ser expandido para outras áreas, tendo recentemente incorporado o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) e, agora, os serviços das bibliotecas.

Segundo Alexandre, a expectativa é que, nos próximos meses, outras áreas finalísticas também passem a utilizar o módulo, ampliando ainda mais a unificação e a eficiência dos atendimentos institucionais. A iniciativa integra a visão estratégica de criação do “Tudo Aqui IFRO”, um ambiente unificado no SUAP onde todos os setores finalísticos disponibilizarão seus serviços de forma centralizada, organizada e acessível à comunidade acadêmica.

O Pró-Reitor de Ensino, Jean Peixoto Campos, destaca que a ampliação da Central de Serviços reforça o propósito institucional de oferecer canais oficiais de atendimento cada vez mais acessíveis e eficientes. “Ao integrar as Bibliotecas ao SUAP, damos mais um passo na consolidação de um ponto único de contato para estudantes e servidores, com fluxos claros, acompanhamento das solicitações e maior previsibilidade no atendimento. Reconhecendo a importância desse canal, a expectativa é que, em breve, outras áreas do Ensino também passem a utilizá-lo. Essa iniciativa fortalece a transparência, qualifica e quantifica a comunicação institucional e contribui diretamente para a melhoria contínua dos serviços prestados pelo IFRO.

Para solicitar seu atendimento, basta o usuário acessar o Sistema SUAP com suas credenciais institucionais (servidores = número SIAPE, aluno = número de matrícula), que no Dashboard terá disponível o Módulo “Central de Serviços”, bastando o usuário clicar em “Abrir Chamado”.

Captura de tela SUAP

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.