AstroIFRO anuncia lançamento do livro “A tranquilidade refletida no céu: vivendo e entendendo astronomia”, de Hualan Patrício Pacheco
O projeto AstroIFRO do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), anuncia o lançamento do livro “A tranquilidade refletida no céu: vivendo e entendendo astronomia”, de autoria do pesquisador e Professor do Campus Porto Velho Calama, Hualan Patrício Pacheco. A obra será publicada pela Pimenta Cultural em 2025 e está disponível sob licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0), com ISBN 978-85-7221-510-7 e DOI 10.31560/pimentacultural/978-85-7221-510-7.
Resultado de dez anos de estudos, ensino e extensão, o livro apresenta conteúdos fundamentais da astronomia de forma acessível, com foco em estudantes iniciantes, especialmente os do ensino médio e da graduação. A obra aborda desde a história da construção do saber astronômico até temas contemporâneos, como a reclassificação dos planetas, a estrutura do Sistema Solar, órbitas, leis do movimento, telescópios e a expansão do conhecimento sobre exoplanetas.
Docente do IFRO desde 2016, doutor em Educação Escolar e pesquisador no ensino de astronomia, Hualan Pacheco também tem se destacado em iniciativas institucionais de popularização científica. Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2025, ele participou da Maratona Ifast Calama [MARATONA IFCAST CALAMA NA SNCT 2025 - EPISÓDIO 17 – GPAC: https://youtu.be/govRqYXNU6M], no episódio dedicado ao tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas do meu território”.
Representando o Grupo de Pesquisa em Astronomia e Cosmologia (GEPAC), Hualan compartilhou ações, projetos e reflexões sobre como a ciência pode contribuir para enfrentar os desafios climáticos a partir da realidade amazônica. A participação reforça sua compreensão da divulgação científica como um trabalho social, comprometido com formação crítica, pertencimento e democratização do conhecimento — princípios que também fundamentam sua nova obra.
Natural de Porto Velho, o professor afirma que seu interesse pela astronomia surgiu ainda na infância, durante os apagões do inverno amazônico, quando o céu estrelado se tornava uma experiência marcante e transformadora. Essa perspectiva humana e sensível permeia toda a obra, que busca despertar curiosidade e ampliar o sentimento de pertencimento à ciência. Segundo o autor, “a astronomia é uma porta para compreender o mundo e a nós mesmos, e deve ser acessível a todos”.
A obra promove democratização do conhecimento científico, fortalecendo iniciativas que promovem a educação, a pesquisa e a popularização da ciência na Amazônia. O livro está disponível ao público no endereço eletrônico. Para mais informações sobre ações de divulgação científica e atividades do AstroIFRO, o IFRO Campus Porto Velho Calama permanece à disposição.
Redes Sociais