Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto Mulheres Mil certifica 40 cuidadoras de idosos no Campus Calama

Publicado: Terça, 25 de Novembro de 2025, 12h38 | Última atualização em Terça, 25 de Novembro de 2025, 12h38 | Acessos: 425

Cuidadoras e professoresCurso promove qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social e amplia oportunidades de inserção no mercado de trabalho

 

O Projeto Mulheres Mil concluiu, na última semana, o Curso de Cuidadora de Idosos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. Foram formadas 40 mulheres em situação de vulnerabilidade social. Com carga horária de 160 horas, o curso integra uma iniciativa do Governo Federal voltada para a inclusão social e econômica de mulheres, por meio de cursos gratuitos de qualificação profissional voltados ao empoderamento feminino, ao fortalecimento da autoestima e à ampliação das possibilidades de acesso ao mercado de trabalho.

De acordo com o Coordenador adjunto do Projeto Mulheres Mil, Rafael Pereira Louzada, o curso representa uma oportunidade significativa de inserção e de fortalecimento profissional para as participantes. “Entre 46 interessadas matriculadas, tivemos a formação de 40 alunas, o que demonstra um cenário positivo em que a demanda por cuidadores cresce continuamente, acompanhando o aumento da expectativa de vida da população”. Segundo ele, as alunas demonstraram dedicação, envolvimento e compromisso com a formação, assumindo desde já a responsabilidade do papel que desempenham no cuidado à pessoa idosa.

Louzada também ressaltou que a formação contou com um quadro docente altamente capacitado, proporcionando uma experiência próxima da realidade profissional. “As aulas foram estruturadas a partir de simulações práticas e situações-problema inspiradas no cotidiano da cuidadora de idosos, permitindo o desenvolvimento de habilidades essenciais para um cuidado humanizado, seguro e responsável”, afirma.

 

Dedicação e empatia

A aluna Soraya de Oliveira Silva Paiva celebrou a conquista e ressaltou a importância do cuidado com sensibilidade e empatia. Segundo ela, a missão das cuidadoras é promover o bem-estar dos idosos com dedicação, paciência, respeito e compaixão. Soraya também incentivou as colegas a continuarem se desenvolvendo profissionalmente, acreditando em seu potencial. Por fim, agradeceu aos professores e coordenadores pela formação recebida.

Já a recém-formada Samaria Araújo Oliveira relatou que iniciou o curso com grandes expectativas e disse que o aprendizado já trouxe resultados.“As informações só vieram a acrescentar. Já na primeira semana, consegui um emprego como cuidadora de idosos e já estou aplicando o que aprendi. Recomendo. O curso é maravilhoso”, afirmou.

A cerimônia de encerramento contou com a presença do Diretor-Geral do Campus Calama, Willians de Paula Pereira, que elogiou o desempenho das alunas e destacou a importância da qualificação como ferramenta de transformação social e melhoria das condições de acesso ao mercado de trabalho. Também participaram da solenidade a Coordenadora de Formação Inicial e Continuada, Paola Mundin de Souza; a Chefe do Departamento de Extensão (Depex), Monnike Yasmin Rodrigues do Vale; e o Coordenador adjunto do Projeto Mulheres Mil, Rafael Louzada.

 

  • Chefe_do_Depex_Monnike_Yasmin
  • Coordenador_Louzada
  • Cuidadoras_comemoram_formação
  • Cuidadoras_e_professores
  • Homenagem_das_alunas
  • O_Diretor-Geral_do_Campus_Calama_Willians_de_Paula_Pereira
Fim do conteúdo da página