Estudantes de Jaru fazem segunda viagem de intercâmbio estudantil para Guayaramerín, na Bolívia
Estudantes e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, participaram, entre os dias 20 e 22 de novembro, da segunda viagem internacional de intercâmbio acadêmico para a cidade de Guayaramerín, na Bolívia. A atividade envolveu alunos dos segundos e terceiros anos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Alimentos, em Comércio e em Zootecnia. O objetivo foi promover aprendizagem prática da Língua Espanhola e vivências culturais em região de fronteira.
Segundo o docente de Língua Espanhola, Osvaldo Homero Garcia Cordero, a ação representa a etapa final de um projeto de ensino interdisciplinar que alia prática linguística e inserção cultural. “Se trata da finalização de um projeto de ensino interdisciplinar que visa a prática real da língua espanhola aliada ao conhecimento cultural que podem trazer os países que fazem fronteira com o Brasil”. O professor ainda disse terem recebido uma recepção calorosa, demonstrando a importância da iniciativa para o fortalecimento das relações culturais e educativas entre as instituições.
Para os estudantes, a experiência proporcionou novos aprendizados e contato direto com o cotidiano educacional da região. Do Curso Técnico em Alimentos, Heloísa de Almeida Silva destacou ter sido “uma experiência incrível, muito legal poder conhecer uma nova realidade da educação nesta região”. O estudante Rogério Junio Salema Taramelli também avaliou positivamente a atividade. “É muito bom realizar atividades práticas visitando, praticar a língua e conhecer da cultura nesta região, foi top demais”, afirmou.
A programação foi conduzida pelo docente Jorge Fidel Becerra, do curso de Engenharia Agropecuária da Universidade Autônoma del Beni (UAB). Os participantes visitaram a instituição universitária e foram recebidos no Liceu Nacional de Guayaramerín, onde participaram de apresentações culturais e de um momento de confraternização com estudantes bolivianos, incluindo a entrega de presentes a alunos do colégio público. A visita ao comércio local também integrou o roteiro de atividades, permitindo que os estudantes conhecessem práticas comerciais e costumes da região.
Histórico
A viagem dá continuidade à experiência iniciada em 2024, quando 24 alunos e 3 servidores do IFRO Campus Jaru participaram da primeira edição do intercâmbio, entre 27 e 29 de novembro. Na ocasião, a ação marcou o encerramento do projeto interdisciplinar “Cardápio Educativo em Espanhol”, desenvolvido com estudantes dos segundos anos dos cursos técnicos integrados. O projeto envolveu produção de vídeos em espanhol sobre receitas hispano-americanas, realização de um festival gastronômico e seleção dos alunos que participaram da imersão cultural na Bolívia.
Assim como na edição anterior, os participantes foram orientados pelo Professor Jorge Fidel Becerra, que apresentou espaços universitários e o Centro Educacional “Los Almendros”.
Redes Sociais