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Acadêmicos do Zona Norte visitam a Secretaria de Planejamento de Rondônia e conhecem práticas de gestão pública

Publicado: Terça, 25 de Novembro de 2025, 12h07 | Última atualização em Terça, 25 de Novembro de 2025, 12h07 | Acessos: 315

Visita SEPOG 9Estudantes do 2º e 4º períodos do curso de Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, participaram de uma visita técnica à Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Orçamento (Sepog-RO). A atividade ocorreu das 8 às 12 horas do dia 29 de outubro e foi conduzida pelo Professor Everton Luiz Candido Luiz, com o objetivo de aproximar o conteúdo estudado em sala da prática real da administração pública.

Durante a visita, a equipe da Sepog apresentou como o Estado planeja, executa e acompanha o uso dos recursos públicos. Os estudantes puderam observar processos ligados à Administração Financeira e Orçamentária e ao Planejamento e Gestão Estratégica, temas centrais das disciplinas estudadas no período. Eles conheceram parte do funcionamento interno da Secretaria, com explicações sobre rotinas, ferramentas de planejamento, indicadores e resultados alcançados pela gestão estadual.

A Secretária de Estado, Beatriz Basílio Mendes, recebeu a comitiva e apresentou os diretores, gerentes e assessores da instituição. O Diretor Douglas Vieira da Silva detalhou ações da Diretoria de Gestão Estratégica e Políticas Públicas. Os servidores Rafael, Valéria e Luciano também contribuíram com informações técnicas e explicações sobre processos relacionados à gestão pública estadual. O servidor Luciano Matos Jucá, egresso do IFRO, relatou sua trajetória e destacou a importância da formação recebida na instituição.

O Professor Everton avaliou que a atividade ampliou o entendimento dos estudantes sobre o funcionamento da administração pública. “A visita teve como objetivo observar, na prática, os conteúdos de Administração Financeira e Orçamentária e de Planejamento e Gestão Estratégica. As situações apresentadas mostraram o uso de ferramentas administrativas relacionadas ao que estudamos em sala. Os acadêmicos consideraram a atividade muito relevante, pois ampliou o conhecimento técnico e estimulou a análise crítica. Também aprendemos que, graças ao trabalho da Sepog, Rondônia está em primeiro lugar no ranking nacional de gestão de recursos federais, reforçando a ideia de ‘Estado para Resultado’. A visita ainda aproximou as instituições e abriu possibilidades para futuras parcerias. Segundo a secretária Beatriz, fomos a primeira instituição de ensino a solicitar esse tipo de atividade”, afirmou.

Os estudantes viram a experiência como enriquecedora. Para a acadêmica Antonia Eslaia Gustavo da Silva, a atividade ajudou a compreender a ligação entre teoria e prática. Segundo ela, “essa experiência foi essencial para conectar o que aprendemos em sala de aula com a prática, mostrando como funciona uma gestão pública eficiente. Pude observar de perto a importância de equipes bem preparadas, do uso adequado dos recursos e, principalmente, da participação da população nas decisões. A visita não só ampliou minha compreensão sobre a administração pública, como também reforçou minha vontade de seguir carreira na área”.

O acadêmico Daniel Anderson de Souza Nobre também destacou a importância da visita, dizendo que “foi uma experiência muito significativa, pois me permitiu enxergar de perto como as políticas públicas são planejadas e acompanhadas dentro do Estado. Ter contato direto com os servidores, ouvir suas explicações e entender os desafios do dia a dia tornou o conteúdo estudado em sala mais claro e aplicado à realidade. Essa vivência ampliou minha visão sobre a gestão pública e me motivou ainda mais a seguir nessa área”.

Além da atividade presencial, os estudantes do 4º período realizaram estudo em três momentos: antes, durante e depois da visita, reforçando os aprendizados obtidos. Ao final, a turma agradeceu a receptividade da equipe da Sepog e destacou o valor da experiência para a formação profissional, que contribui para o desenvolvimento de competências essenciais para atuar no serviço público.

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