Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ariquemes participa da BIPEI 2025 e conquista premiações na mostra do PIBID

Publicado: Quarta, 19 de Novembro de 2025, 13h17 | Última atualização em Quarta, 19 de Novembro de 2025, 13h17 | Acessos: 103

I BIPEI FOPER IFRO Campus Ariquemes 14O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, participou da I Bienal Integrada de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (BIPEI 2025) com a maior delegação do evento. A equipe levou 26 trabalhos para a Mostra de Iniciação à Docência do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), de um total de 114 banners apresentados. Dois representantes receberam premiações, conforme produções de acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

A acadêmica do 8º período, Beatriz Victoria Gomes Banzza Vaz, conquistou o 2º lugar com o trabalho “Gamificação: o Kahoot como ferramenta de revisão no ensino de Ciências”. Já os estudantes do 6º período, Thais Elizabete Brasil Ferreira e Kawan Amaral da Silva, alcançaram o 4º lugar com a pesquisa “Observação e diferenciação de tipos de raízes no Ensino Médio”. A participação expressiva e os resultados obtidos foram comemorados pela coordenação e pelos participantes.

O evento ocorreu de 11 a 13 de novembro, em Porto Velho, com programação distribuída entre o Auditório do Teatro Guaporé e o IFRO Campi Porto Velho Calama e Zona Norte. A Professora Daniely Batista Alves Martines, do curso de Ciências Biológicas do Campus Ariquemes, explica que a BIPEI é um congresso multidisciplinar que “promove a reflexão crítica sobre os desafios que perpassam o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Inovação na Rede Federal”. Participaram estudantes dos cursos técnicos, licenciaturas e graduações, além de servidores e colaboradores do Pibid.

Segundo a docente, a participação colabora na formação de professores, pesquisa aplicada e integração entre ensino, extensão e inovação. Além de demonstrar o fortalecimento das ações acadêmicas e o impacto do Pibid na formação inicial docente. “O desempenho é motivo de orgulho e motivação para continuarmos desenvolvendo nosso trabalho na formação acadêmica dos nossos estudantes”, ressaltou.

 

Ariquemes na 1ª BIPEI

A edição 2025 teve como tema a formação de leitores, integrando-se ao 9º Encontro Nacional das Editoras da Rede Federal (ENEDIF), ao Fórum de Pesquisa em Educação (FOPER) e à 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Os acadêmicos de Ariquemes participaram ativamente da programação, com exposição de banners, presença em mesas-redondas e oferta de oficinas.

O estudante Eduardo Gomes de Lima, do 2º período, destacou a estrutura da BIPEI e a receptividade do evento. Para ele, “foi, sem exagero, uma experiência que marcou a gente. Desde o começo, dava para perceber o cuidado da organização”, e completou, mostrando que “as pessoas foram receptivas, sempre prontas para conversar, explicar as coisas e dividir conhecimento”. Ele também enfatizou que a participação ampliou horizontes: “o evento deu um gás na nossa motivação e deixou aquela sensação boa de que estamos cercados de oportunidades e pessoas incríveis”.

Hebert Gomes Lima, do 6º período, reforçou o caráter integrador da Bienal. “Participar do BIPEI/FOPER como aluno foi uma experiência ímpar. Evento que integrou ensino, pesquisa e extensão de forma harmoniosa”, afirmou. Ele relatou ainda que ministrou uma oficina de oratória, classificada como “um momento extraordinário”.

O acadêmico Paulo Henrique Paranhos da Silva, do 4º período, avaliou a participação como enriquecedora. “Tive a oportunidade de conhecer acadêmicos de outros campi e cursos, além de trocar experiências como bolsistas do PIBID, o que contribui significativamente para o sucesso de todos”.

Premiada no evento, Beatriz Victoria destacou a diversidade da programação e a relevância da experiência para sua formação. Ela relatou que acompanhou mesas-redondas, apresentou seu banner e participou do debate sobre práticas pedagógicas no PIBID. “Saí de lá inspirada, motivada e muito feliz por tudo que vivi”, afirmou.

  • I_BIPEI-FOPER_-_IFRO_Campus_Ariquemes_1
  • I_BIPEI-FOPER_-_IFRO_Campus_Ariquemes_10
  • I_BIPEI-FOPER_-_IFRO_Campus_Ariquemes_11
  • I_BIPEI-FOPER_-_IFRO_Campus_Ariquemes_12
  • I_BIPEI-FOPER_-_IFRO_Campus_Ariquemes_13
  • I_BIPEI-FOPER_-_IFRO_Campus_Ariquemes_14
  • I_BIPEI-FOPER_-_IFRO_Campus_Ariquemes_15
  • I_BIPEI-FOPER_-_IFRO_Campus_Ariquemes_16
  • I_BIPEI-FOPER_-_IFRO_Campus_Ariquemes_17
  • I_BIPEI-FOPER_-_IFRO_Campus_Ariquemes_2
  • I_BIPEI-FOPER_-_IFRO_Campus_Ariquemes_3
  • I_BIPEI-FOPER_-_IFRO_Campus_Ariquemes_4
  • I_BIPEI-FOPER_-_IFRO_Campus_Ariquemes_5
  • I_BIPEI-FOPER_-_IFRO_Campus_Ariquemes_6
  • I_BIPEI-FOPER_-_IFRO_Campus_Ariquemes_7
  • I_BIPEI-FOPER_-_IFRO_Campus_Ariquemes_8
  • I_BIPEI-FOPER_-_IFRO_Campus_Ariquemes_9
Fim do conteúdo da página