IFRO participa do III Workshop de TI do IFAC e reforça integração na Rede Federal
Com o tema “Tecnologia que integra, conhecimento que transforma”, evento reuniu profissionais de Tecnologia da Informação de todo o país
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participou, entre os dias 11 e 13 de novembro, do III Workshop de TI (Tecnologia da Informação) do Instituto Federal do Acre (IFAC). Realizado na Reitoria, em Rio Branco (AC), o encontro teve como tema central “Tecnologia que integra, conhecimento que transforma” e proporcionou um espaço de trocas de experiências, aprendizado e fortalecimento da atuação da Tecnologia da Informação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
O IFRO esteve representado por 13 servidores, integrantes das Coordenações de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI) e da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI). A participação expressiva demonstra o comprometimento da instituição com a formação continuada de sua equipe técnica e com a integração institucional junto a outros Institutos Federais.
De acordo com os participantes, o workshop foi uma oportunidade valiosa para aprofundar conhecimentos técnicos, debater boas práticas de governança de TI e estreitar vínculos com profissionais de outras instituições. Essas interações fortalecem o papel da TI como vetor estratégico no cumprimento da missão institucional do IFRO, que envolve ensino de qualidade, pesquisa aplicada, extensão e inovação tecnológica.
“A participação em eventos como este permite ao IFRO atualizar suas práticas, alinhar suas políticas de TI às tendências da Rede Federal e planejar novas ações colaborativas, ampliando o impacto das soluções tecnológicas aplicadas à gestão e ao ensino”, ressalta Bruce Albuquerque, Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação.
Troca de experiências
A programação do evento contou com palestras, oficinas e mesas-redondas sobre temas como segurança da informação, infraestrutura, inovação tecnológica, inteligência artificial, acessibilidade digital e protagonismo feminino na área de TI. Para os servidores do IFRO, a diversidade dos temas e o contato direto com experiências de outras instituições contribuíram para ampliar o repertório técnico e estimular a adoção de novas práticas que poderão ser implementadas em Rondônia.
“Esses espaços são fundamentais para que possamos enxergar desafios e soluções de forma integrada. O compartilhamento de experiências entre Institutos fortalece toda a Rede e eleva o nível de maturidade tecnológica das nossas instituições”, destaca o Coordenador de Gestão de TI do Campus Vilhena, Marcos Rost.
O evento
O III Workshop de TI do IFAC teve como objetivo discutir as tendências tecnológicas aplicadas à educação e à gestão pública, promover o intercâmbio de boas práticas e estimular a cooperação técnica entre os profissionais da área. A iniciativa é parte de um movimento crescente dentro da Rede Federal para fortalecer a governança de TI e promover a transformação digital nas instituições públicas de ensino.
Na abertura do evento, o Reitor do IFAC, Fábio Storch, falou sobre o compromisso da gestão com o fortalecimento da área de Tecnologia da Informação e ressaltou a importância de promover momentos de integração entre os profissionais do setor. Segundo ele, “a TI é fundamental para o funcionamento do IFAC. Valorizar os servidores dessa área e criar espaços de diálogo e aprendizado é investir diretamente na qualidade dos serviços que prestamos à comunidade acadêmica”.
Redes Sociais