Campus Calama discute o tema da água na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025
De 11 a 14 de novembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, realiza a programação local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025, que este ano traz como tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. Organizado pelo Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o evento está com inscrições abertas para as pesquisas dos estudantes que serão apresentadas ao longo da semana.
A programação contará com oficinas, palestras, exposições e rodas de conversa voltadas à reflexão sobre a importância da água e suas múltiplas dimensões no contexto amazônico. De acordo com o Chefe do Depesp, Ricardo Bussons, a SNCT é um espaço privilegiado para a troca de saberes e o incentivo à iniciação científica.
“Quando o aluno se insere na pesquisa, ele passa a desenvolver o pensamento crítico que vai auxiliá-lo nas demais atividades da vida e, com isso, estará interferindo diretamente na modificação da sociedade com a aplicação de seu estudo”, destacou o docente.
A importância do tema “Planeta Água”
Bussons explica que o tema deste ano reforça a interconexão dos ecossistemas e a influência dos fenômenos climáticos globais no território amazônico. “Tudo que acontece no oceano pode interferir diretamente na nossa sociedade, mesmo distante do mar. A friagem, por exemplo, é uma massa polar que vem do Ártico e afeta o clima aqui na região”, exemplificou.
O professor também lembrou que a Amazônia abriga o maior rio do mundo e inúmeros cursos d’água essenciais à vida. “Precisamos garantir a proteção e conservação das águas, sejam grandes rios ou pequenos mananciais, que asseguram o abastecimento e a qualidade de vida das populações”, reforçou.
Programação diversificada
Entre as atividades previstas, estão o Seminário de Práticas Integradoras, oficinas de inspeção de obras residenciais, uso de sensores e IoT para medir a saúde dos rios e oceanos, criação e narrativa em histórias em quadrinhos, produção de álcool em gel, fundamentos e operação de cromatografia líquida, além de lançamentos de livros e rodas de conversa temáticas.
Destaques incluem o lançamento das obras “Práticas Integradoras: Mundo do Trabalho” e “O Caldeirão do Diabo: Contos Garimpeiros”, a oficina “Oceanos de Luz: Criação de Luminárias Lithophane 3D com Eletrônica Sustentável para a Cultura Oceânica”, e o bate-papo “Mulheres Oceânicas: do Banzeiro às Marés – Movimento das mulheres amazônidas para preservação do território e do planeta”.
A SNCT é reconhecida como um dos principais eventos de popularização da ciência no país. No IFRO Campus Calama, o evento representa uma oportunidade para que estudantes e servidores compartilhem conhecimentos, apresentem resultados de pesquisa e fortaleçam o compromisso institucional com a sustentabilidade e a inovação.
Redes Sociais