Projeto Morar+Rural do IFRO apresenta proposta de Escritório Modelo e consolida ações de impacto social no campo
O Projeto Morar+Rural, desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, apresentou, no final de setembro, o relatório das ações em andamento e a proposta de criação do Escritório Modelo, espaço voltado ao planejamento, captação de recursos e fortalecimento de parcerias institucionais.
A iniciativa, que une extensão, ensino e pesquisa, tem como foco a transformação social no meio rural, associando o conhecimento técnico do IFRO à melhoria da qualidade de vida das famílias assentadas em Rondônia. Financiado principalmente pelo Crédito Instalação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e com aporte da emenda parlamentar nº 71230008, no valor de R$ 1,4 milhão, de autoria do Deputado Federal Thiago Flores, o projeto prevê a construção de 250 moradias em oito municípios — incluindo Ariquemes, Machadinho do Oeste e Vilhena — e o desenvolvimento de 200 projetos produtivos, promovendo sustentabilidade e geração de renda no campo.
No dia 29 de setembro, durante visita do Deputado Thiago Flores, o objetivo foi conhecer de perto as ações já realizadas, os resultados alcançados e a apresentação da proposta de criação do Escritório Modelo, voltado à prospecção de novos recursos e ampliação das parcerias institucionais do projeto. O encontro contou com a presença do Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza; do Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, Willians de Paula Pereira; da Coordenadora-Geral do Projeto Morar+Rural, Daniela Giovanini; da Coordenadora Administrativa e Financeira, Monnike Yasmin Rodrigues do Vale; e do Coordenador do Escritório de Projetos e Especiais do IFRO, Gilberto Paulino. Também participaram docentes, técnicos e estudantes envolvidos nas ações do projeto.
O Professor Moisés destacou o protagonismo do IFRO em iniciativas de impacto social. “O Instituto Federal tem o compromisso de transformar conhecimento em ações concretas. Este projeto mostra como a educação pública pode ser um vetor de desenvolvimento humano e regional”, afirmou o Reitor.
Durante a apresentação, Daniela Giovanini destacou que o Morar+Rural é “um projeto de extensão e pesquisa voltado à transformação social, que alia o conhecimento técnico do IFRO à melhoria da qualidade de vida das famílias assentadas em Rondônia”. Ela explicou que a iniciativa é financiada principalmente pelo Crédito Instalação do Incra com o aporte adicional da emenda parlamentar. O projeto visa à construção de moradias e desenvolvimento de projetos produtivos. Além do crédito habitacional, o programa também oferece as modalidades Fomento e Fomento Mulher, que incentivam a produção rural e a autonomia econômica das famílias beneficiadas.
A Coordenadora Administrativa, Monnike do Vale, ressaltou a importância do projeto para a formação acadêmica e cidadã dos estudantes mostrando que “o Morar+Rural une ensino, pesquisa e extensão. Nossos alunos participam do desenvolvimento de projetos reais, com impacto direto na sociedade, aplicando na prática o que aprendem em sala de aula”.
Por fim, a Coordenadora do Projeto, Daniela Giovanini, apresentou a proposta do Escritório Modelo, que servirá como um centro de referência para planejamento, captação de recursos e desenvolvimento de projetos de impacto social. O espaço pretende integrar diferentes áreas do IFRO e fortalecer parcerias com instituições públicas e privadas.
O Diretor-Geral do campus, Willians de Paula Pereira, enfatizou a relevância da parceria com o poder público. Segundo ele, “a presença do Deputado Thiago Flores é fundamental para consolidarmos novas frentes de atuação. Com o Escritório Modelo, poderemos ampliar o alcance de projetos que fortalecem o campo e geram oportunidades para os nossos alunos”. O encontro encerrou-se com uma visita técnica às dependências do campus e a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelas estagiárias envolvidas nas etapas de planejamento e execução do projeto.
Redes Sociais