Projeto Viva Saúde participa da Campanha de Vacinação "Sem Fronteiras" em Nova Mamoré
O Projeto Viva Saúde marcou presença na Campanha de Vacinação Sem Fronteiras, promovida pela Prefeitura de Nova Mamoré com apoio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa). A ação aconteceu nos dias 1º, 3 e 5 de setembro, contemplando a sede do município e o distrito de Nova Dimensão. O Viva Saúde é uma macroprojeto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim.
Conforme a coordenação do projeto, no dia 3 de setembro, em Nova Dimensão, o impacto foi expressivo: em apenas uma manhã, 50 famílias foram vacinadas. Durante a campanha, além da aplicação das vacinas, foram realizadas atividades educativas voltadas à conscientização da comunidade.
O objetivo da “Campanha de Vacinação sem Fronteiras” foi ampliar a cobertura vacinal no município de Nova Mamoré, incluindo comunidades do distrito de Nova Dimensão, garantindo acesso às vacinas e fortalecendo a prevenção de doenças. A ação buscou não apenas imunizar a população, mas também promover educação em saúde, desmistificando receios e mitos relacionados à vacinação e incentivando a adesão da comunidade às práticas de cuidado coletivo.
A Coordenadora do Projeto Viva Saúde, Cíntia Shiraishi, destacou a relevância da iniciativa dizendo ter sido “um momento intenso de trabalho e muito gratificante. Ficamos envolvidos tanto na avaliação e organização da vacinação quanto no diálogo com a comunidade. Ver a confiança das famílias em buscar a imunização é um sinal de que estamos avançando na promoção da saúde local”.
Para ela, a participação demonstra que o ensino não se limita à sala de aula, mas atua diretamente nas demandas sociais da região, integrando ensino, pesquisa e extensão de forma concreta e relevante. A docente ainda ressalta o protagonismo do Projeto Viva Saúde na promoção da saúde coletiva, o engajamento de professores e alunos em ações comunitárias e a contribuição da instituição para a formação cidadã e prática dos estudantes.
“Muitas pessoas ainda chegam com dúvidas ou receios em relação às vacinas. Tivemos a oportunidade de conversar, ouvir e explicar de forma simples e clara. Perceber a mudança de atitude de algumas famílias depois desses diálogos foi, para mim, uma experiência transformadora”, conta a estudante Amanda Nobre, integrante do projeto, que contribuiu diretamente com ações de educação em saúde, especialmente no esclarecimento de mitos sobre a vacinação.
Foram atendidas mais de 50 famílias na sede do município de Nova Mamoré e no Distrito de Nova Dimensão. A ação está vinculada às ações do macroprojeto institucional Viva Saúde, realizado pelo IFRO com recursos oriundos de emendas parlamentares federais.
Redes Sociais