Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Técnicos Administrativos têm 100% de seus projetos de pesquisa aprovados e contratados em edital da PROPESP

Publicado: Sexta, 12 de Setembro de 2025, 08h59 | Última atualização em Sexta, 12 de Setembro de 2025, 11h50 | Acessos: 1873

FostaeO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propesp), lançou neste ano o primeiro edital de pesquisa do Programa Institucional de Pesquisa (PIP), para servidores da carreira de Técnico Administrativo em Administração (TAE).

O Edital nº 5/2025 – TAEs na Ciência, publicado em 5 de junho, teve como finalidade selecionar projetos de pesquisa inéditos, apresentados por pesquisadores iniciantes, da carreira TAE, lotados no Instituto Federal de Rondônia, visando estimular a participação desses servidores na pesquisa, despertar vocação científica, incentivar talentos para a pesquisa e contribuir com a permanência e êxito de estudantes de Ensino Médio regularmente matriculados em cursos ofertados pelo IFRO.

O edital contou com bolsas do IFRO e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e recursos financeiros para aquisição de materiais necessários ao desenvolvimento dos projetos. A previsão inicial do edital foi atender a oito projetos, contudo, 14 projetos foram aprovados.

Durante o Fórum dos Servidores da Carreira TAE (FOSTAE), realizado em Ji-Paraná nos dias 2 e 3 de setembro, a categoria solicitou ao Reitor do IFRO a contratação de todos os projetos aprovados, em face da excelente avaliação que obtiveram pelos pareceristas ad-hoc e da relevância das pesquisas propostas, qualidade essa que foi também afirmada pela Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Xênia de Castro Barbosa, presente no evento.

Após reunião de planejamento financeiro realizada no dia 5 de setembro, entre a Pró-Reitoria de Pesquisa do IFRO, representada pela Professora Xênia, e o Diretor de Pesquisa e Inovação, Marcos Barros, com o Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza, deliberou-se pelo financiamento dos 14 projetos aprovados no Edital nº. 5/2025 – TAEs na Ciência.

Segundo o Diretor de Pesquisa, trata-se de uma decisão relevante, que estimulará o avanço da pesquisa científica e tecnológica no IFRO. “Apoiar todos os projetos aprovados e classificados foi uma decisão sábia e que trará resultados positivos à nossa instituição, estimulando a produção científica e tecnológica entre os servidores TAE”. E complementou, explicando que “agora estamos trabalhando nas planilhas para implantação das bolsas”.

Para a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, “é gratificante contarmos com a colaboração dos companheiros TAE também no campo da pesquisa científica e tecnológica. Estamos felizes pela contratação de todos os projetos. Quero parabenizar e agradecer a todos os servidores TAE que participaram de nosso edital, e agradecer ao Professor Moisés, nosso Reitor, que tem se mostrado sempre muito sensível às demandas da pesquisa, da inovação e da pós-graduação e apoiado todas as nossas ações; e agradecer ao Professor Marcos Barros e à Graciane, que foram incansáveis no atendimento ao público e fizeram um trabalho primoroso no gerenciamento de nossos editais do PIP”.

Segundo o Professor Moisés Rosa, “os TAEs contribuem com o IFRO em todas as suas áreas, com muita competência e dedicação. Nada mais justo que possam também dispor de carga horária para realizar pesquisa, orientar estudantes e receber taxa de bancada para desenvolver seus projetos. Estamos felizes por poder atender a essa demanda e desejamos êxito na condução das pesquisas. De igual modo, nos empenharemos para dar continuidade a essa política, que deve ser perene”.

Para a Presidente da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CIS/PCCTAE/IFRO), Shyley Almeida, “são inúmeros os desafios que os servidores TAE enfrentam diariamente, e ainda temos muitas barreiras a vencer em termos de valorização profissional, melhoria da carreira e do plano de cargos e salários, e equidade de direitos. Fico feliz de ver que aqui no IFRO estamos avançando: pudemos nos reunir em nosso fórum, após oito anos, tivemos a publicação da Portaria 463/REIT - CGAB/IFRO, de 25 de março de 2025, que regulamentou a carga horária de pesquisa dos servidores TAE do IFRO. E agora temos mais essa boa notícia: todos os projetos aprovados no edital TAEs na Ciência receberão recurso para serem desenvolvidos. São demandas históricas de nossa categoria que agora estão sendo atendidas. Nesse sentido, agradecemos ao Professor Moisés e à Propesp pelo apoio às nossas demandas, e aproveitamos o ensejo para convidar os colegas a compor a CIS e colaborar com os trabalhos dessa comissão”.

 

Fim do conteúdo da página