Formação em ADS prepara acadêmicos para o mundo do trabalho no IFRO Ji-Paraná
O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, tem atuado como espaço de formação acadêmica que alia teoria e prática, preparando profissionais para atuar no setor de tecnologia. Em atividade desenvolvida na disciplina de Tópicos Especiais de TI (Tecnologia da Informação), alunos do 3º período entrevistaram o estudante e analista de sistemas Wallyson Machado, do 6º período. O acadêmico compartilhou experiências sobre rotina, funções e habilidades necessárias na área, explicando melhor o mercado e o próprio curso.
“O IFRO já me levou para umas cinco viagens, e cada uma contribuiu para melhorar a minha visão de mundo e de espaço, fazendo-me perceber que não há limites para os meus objetivos”, relatou Wallyson, que iniciou sua trajetória no Curso Técnico em Informática ofertado pelo próprio campus, onde hoje cursa ADS. Para ele, a formação foi determinante: “Minha trajetória no IFRO foi a chave de virada da minha vida, investi muito do meu tempo em projetos externos, fora a grade de matérias que o curso oferece”.
Durante a entrevista, o estudante destacou ainda as funções que desempenha em uma software house. “Programação e gestão, pois se trata de uma empresa em crescimento”, explicou. Sobre a rotina, disse que é marcada por “algumas reuniões semanais para alinhamento de tarefas e dias voltados à gestão da empresa”. Ele também ressaltou que para atuar como analista de sistemas é essencial ter “conhecimento mínimo sobre a área e muita curiosidade e competência”.
A disciplina Tópicos Especiais de TI é ministrada pela Professora Emi Silva de Oliveira. E no dia 30 de agosto, a entrevista foi conduzida pelos alunos Hyago Alves e Tainara Leal. Eles avaliaram a experiência como uma forma de aproximar o aprendizado acadêmico das demandas reais da profissão. “O IFRO oferece muitas oportunidades, seja em visitas técnicas, projetos, bolsas ou empregos, além de evidenciar a importância da formação acadêmica na vida dos alunos”, disse Hyago. Já Tainara destacou que “a sala de aula não é apenas um espaço de teoria, mas um ambiente que prepara o estudante para desafios reais. Esse diálogo entre ensino e prática é fundamental para formar profissionais completos, capazes de inovar e contribuir com a sociedade”.
CST ADS
O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Ji-Paraná funciona no turno noturno, com 80 vagas anuais — 40 por semestre. Possui carga horária total de 2.203 horas, prazo de integralização de no mínimo seis e no máximo doze semestres, e regime de matrícula semestral. O profissional formado na área é capacitado para analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e manter sistemas computacionais, atuando com ferramentas de programação, metodologias de projeto e com foco em qualidade, usabilidade, robustez e segurança de programas.
Redes Sociais