Semana de Educação pela Vida mostra criatividade de estudantes do Calama
A Semana de Educação para a Vida foi organizada pelo Departamento de Assistência ao Educando (Depae) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. O evento mobilizou as 24 turmas do ensino médio integrado, que desenvolveram e apresentaram pesquisas sobre temas diversos.
Durante duas tardes, nos dias 2 e 3 de setembro, os corredores e salas de aula do campus se transformaram em espaços de aprendizado interativo, com cenários temáticos, apresentações artísticas, encenações e exposições. Familiares acompanharam as atividades, registrando em fotos e vídeos o desempenho dos estudantes, o que fortaleceu a integração entre escola e comunidade. Segundo a Professora de Informática, Tayana Maria Tavares Marques, o evento revela talentos muitas vezes escondidos em sala de aula. “Alunos que normalmente são retraídos surpreendem quando se tornam protagonistas, mostrando criatividade e desenvoltura impressionantes”, afirmou.
A organização também chamou a atenção. Os próprios alunos coordenaram o fluxo de visitantes às salas temáticas, confeccionaram pulseiras de identificação, prepararam brindes, como pirulitos e pipocas, e até ofereceram pratos típicos, como a feijoada, durante a apresentação sobre a cultura afro-brasileira. Antes da abertura da semana, os alunos também cuidaram da divulgação de seus temas em vídeos que foram veiculados nas redes sociais e que convidaram a população para assistir às apresentações.
As turmas abordaram questões sociais, culturais e ambientais com criatividade e profundidade:
• Racismo – O tema do racismo foi abordado em suas mais variadas manifestações – estrutural, ambiental, econômico. Uma maquete mostrou o contraste entre moradias de classe média e habitações precárias em áreas de risco, destacando o racismo ambiental e a necessidade de políticas públicas preventivas.
• Desigualdade social – Estudantes compararam bairros de Porto Velho, ressaltando disparidades em infraestrutura, saúde, educação e lazer.
• Bullying e cyberbullying – Foram explicados os diferentes tipos de agressão (física, psicológica e virtual) e seus impactos na vida das vítimas.
• Cultura afro-brasileira – Apresentações incluíram danças, comidas típicas, músicas e explicações sobre religiosidade. Os estudantes Juan Luigue e Jussara Viana Capucho apresentaram a dança do carimbó, acompanhados pelas Professoras Denise França Reis, que tocou tambor, e Amanda de Sousa Dias Simões, que tocou teclado. Juan também explicou sobre o sincretismo religioso e as vestimentas rituais da Umbanda. Ele lembrou a importância da Mãe Esperança, pioneira da Umbanda em Porto Velho e homenageada com seu nome na maternidade municipal.
• Violência sexual – Grupos alertaram sobre o assédio e a importunação sexual, enfatizando o silêncio imposto às vítimas e apresentando casos que repercutiram no Brasil.
• Consumo de drogas – A turma do 3º ano A do Técnico em Edificações apresentou dados da Fiocruz sobre o uso de tabaco, álcool e maconha, complementados por vídeos produzidos pelos próprios estudantes.
• Energia hidrelétrica – Alunos explicaram o funcionamento das usinas, ressaltando a relevância dessa matriz para o Brasil, que gera cerca de 60% de sua energia a partir dos rios.
• Etarismo – Alunos simularam situações que afetam tanto jovens inexperientes em busca de emprego, como também preconceitos que acometem pessoas na terceira idade. Foram gravados vídeos entre as participantes do curso sobre a Melhor Idade, que relataram as experiências vivenciadas.
Reflexão e aprendizado
Outros temas também foram trabalhados, como intolerância religiosa, comunicação não violenta, transtornos alimentares, povos tradicionais da Amazônia, saúde sexual, democracia e ditadura, além de alternativas energéticas. Com cenários improvisados, uso de palhas de bananeira e murais ilustrativos, os estudantes transformaram o campus em um espaço de debate social e cultural.
Conforme os organizadores, a Semana de Educação para a Vida mostrou que, além de aprendizado, a criatividade e o protagonismo juvenil podem ser instrumentos poderosos de conscientização. Durante as apresentações, as turmas foram avaliadas em critérios como objetividade; pontualidade; criatividade; conscientização; coesão; clareza e coerência, além da acessibilidade.
As três primeiras turmas classificadas serão premiadas: primeiro e segundo lugares farão um passeio num clube de recreação a ser definido; e o terceiro lugar receberá um kit de chocolate elaborado pela comissão organizadora. As turmas vencedoras da Semana de Educação para a Vida e os temas foram: 3º lugar – 1º B Eletrotécnica – Energia Limpa e Acessível, com 293 pontos; 2º lugar – 1º B Química – Democracia e Ditadura – com 294 pontos; e 1º lugar – 1º B Informática – Povos Tradicionais da Amazônia – com 299 pontos.
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