Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Cacoal realiza projeto “Corpo em Foco: higiene pessoal na adolescência”

Publicado: Segunda, 08 de Setembro de 2025, 11h18 | Última atualização em Segunda, 08 de Setembro de 2025, 11h18 | Acessos: 1697

1A agropecuária 2Nos dias 13, 18 e 22 de agosto de 2025, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, promoveu o projeto de ensino “Corpo em Foco: higiene pessoal na adolescência”, uma iniciativa da equipe de saúde da Coordenação de Assistência ao Educando (CAED),  em parceria com os professores de Educação Física, coordenado pela Enfermeira Helizandra Romanholo. A ação envolveu 169 estudantes do 1º ano do ensino médio integrado dos cursos técnicos em Informática, Agroecologia e Agropecuária, com o objetivo de fortalecer o autocuidado, estimular hábitos de higiene e promover a saúde entre adolescentes.

O projeto foi desenvolvido de forma lúdica e participativa, utilizando dinâmicas educativas em que os alunos, divididos entre meninos e meninas, puderam escolher partes do corpo em um boneco articulado, compartilhar seus conhecimentos sobre higiene e receber complementações e orientações práticas de professores, enfermeiros, psicólogos e acadêmicos de medicina da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA) da UNINASSAU Cacoal. Essa metodologia favoreceu um ambiente seguro para a troca de saberes e facilitou a interação dos estudantes com temas sensíveis relacionados à adolescência.

Para o professor de Educação Física e colaborador do projeto, Rafael Ayres Romanholo, a iniciativa trouxe benefícios importantes: “a experiência foi extremamente positiva, pois uniu saúde e educação em um formato acessível e participativo. Os alunos se sentiram à vontade para dialogar e aprender, o que reforça o papel da escola como espaço fundamental para a formação integral dos adolescentes”, destacou.

O projeto reafirma o compromisso do IFRO com a formação integral de seus alunos, valorizando a interdisciplinaridade e o papel da escola como espaço estratégico para ações educativas em saúde, alinhadas às necessidades e especificidades da adolescência.

  • 1A_Agropecuária_3
  • 1A_Agropecuária_5
  • 1A_agroecologia_12
  • 1A_agropecuária_2
  • 1B_agropecuária_1
  • 1B_agropecuária_2
  • Corpo_em_Foco_2_1
Fim do conteúdo da página