Formação sobre o Regulamento Disciplinar Discente marca Semana Pedagógica em três campi do IFRO
Durante a Semana Pedagógica, foram realizadas formações presenciais sobre o Regulamento Disciplinar Discente (RDD) em três campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO): Ariquemes (13/08), Guajará-Mirim (19/08) e Porto Velho Zona Norte (22/08).
As formações foram voltadas a todos os servidores e membros das comissões disciplinares discentes, contando com a participação da Pedagoga da Coordenação de Assistência Estudantil/Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRO), Luciana Ribeiro Tiburtino Aguiar; Enfermeira do Campus Ji-Paraná, Rosiele Pinho Gonzaga da Silva; e da Assistente Social no Campus Colorado do Oeste, Lorena Soares de Oliveira.
O objetivo foi apresentar e discutir a atualização do novo Regulamento Disciplinar Discente, com ênfase no registro de ocorrência no Sistema SUAP por todos os membros da comunidade escolar; medidas educativas disciplinares e tipificação de faltas; processo disciplinar discente (prazos e etapas); mediação de conflitos no ambiente escolar.
Sempre levando em consideração a realidade de cada campus, a formação contribui para uniformizar os procedimentos relacionados ao regime disciplinar, garantindo maior segurança jurídica, transparência e diálogo nas ações pedagógicas e administrativas. Além disso, fortalece a atuação dos servidores no acompanhamento da vida acadêmica dos estudantes.
Nos Campi Ariquemes e Guajará-Mirim, a programação foi dividida em dois momentos. A primeira com os servidores em geral, abordando a atualização do RDD, mediação de conflitos e registro de ocorrência no SUAP; e com as CAEDs (Coordenações de Assistência ao Educando) e Comissão Disciplinar Discente, para tratar das medidas disciplinares, tipificação de faltas e etapas do processo disciplinar. No Campus Zona Norte, a formação reuniu todos os servidores em um momento conjunto.
As formações são destinadas a todos os servidores do IFRO, e aqueles que atuam em setores ligados à gestão pedagógica, à assistência estudantil e às comissões disciplinares discentes. “A formação foi uma oportunidade de alinhar procedimentos, esclarecer dúvidas e reforçar a importância de que todos os servidores compreendam o RDD como instrumento pedagógico e educativo, e não apenas punitivo”, destacou Luciana Aguiar. Ela ainda explica que a Proen/DAE/CAE está organizando o cronograma para levar a formação aos demais campi que ainda não receberam a atividade, de forma a contemplar toda a instituição.
Redes Sociais