Professor do Campus Calama participa de programa de capacitação nos Estados Unidos
O Professor Adel Rayol de Oliveira Silva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, foi selecionado para participar do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa (PDPI) 2025, realizado na Universidade da Carolina do Norte em Charlotte (UNC Charlotte), nos Estados Unidos. A iniciativa é promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com a Comissão Fulbright Brasil, considerada uma das principais fomentadoras de intercâmbio educacional e científico no mundo.
O docente passou por uma seleção criteriosa. O PDPI é voltado a professores de inglês da rede pública de ensino e possui um processo seletivo altamente rigoroso. Entre os requisitos estão a comprovação de proficiência em língua inglesa, experiência com projetos pedagógicos e o compromisso de multiplicar os conhecimentos adquiridos em suas comunidades escolares.
Reconhecido como um dos principais programas de capacitação internacional para professores de inglês da rede pública, o PDPI tem como objetivo elevar a qualidade do ensino da língua inglesa no Brasil. A ação é fruto da parceria entre a Capes e a Fulbright, instituição presente em mais de 160 países, símbolo da cooperação acadêmica e cultural entre Brasil e Estados Unidos. O programa busca docentes com perfil de liderança acadêmica e engajamento social, capazes de aplicar metodologias atualizadas e fortalecer o ensino da língua inglesa no Brasil.
Imersão acadêmica e cultural
Durante seis semanas de formação intensiva, o Professor Adel Rayol participou de atividades acadêmicas e culturais na UNC Charlotte, considerada a segunda maior universidade da Carolina do Norte. Com mais de 30 mil estudantes, a universidade se destaca pelo incentivo à inovação pedagógica, integração entre ensino e pesquisa e impacto social de seus projetos. A programação incluiu palestras, oficinas pedagógicas, visitas a escolas locais e vivências multiculturais.
O professor destaca a importância da língua inglesa como ferramenta de acesso a oportunidades fora do país. “Estar na UNC Charlotte foi uma experiência transformadora. Além do aprendizado acadêmico, vivenciei um ambiente multicultural que reforça a importância do inglês como ferramenta de acesso a oportunidades globais. Esse conhecimento será aplicado diretamente nas práticas pedagógicas do Campus Calama e pode abrir portas para novas parcerias internacionais do IFRO”, afirmou.
Internacionalização
A experiência internacional fortalece as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no IFRO. O aprendizado adquirido poderá ser incorporado em projetos de internacionalização, formação de estudantes e capacitação de professores. Além disso, a participação de docentes brasileiros em programas como o PDPI abre espaço para novas parcerias internacionais, incluindo programas de mobilidade acadêmica para estudantes; projetos conjuntos de pesquisa e extensão; intercâmbio cultural e científico e capacitação em metodologias inovadoras de ensino.
Conforme a Assessora de Relações Internacionais do IFRO, Diana Ketlem Paula do Nascimento, a participação no programa PDPI representa uma oportunidade ímpar de desenvolvimento profissional. “A iniciativa promove novas reflexões sobre a prática docente e proporciona momentos ricos e únicos de intercâmbio cultural e educacional. Como participante da edição de 2018, pude constatar a riqueza da experiência, assim como o Professor Adel. Acreditamos que o nosso Centro de Idiomas se beneficiará significativamente com a presença do professor em nosso quadro de docentes”, exemplifica Diana.
Redes Sociais