Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Bootcamp transforma pescadores artesanais em protagonistas do turismo sustentável em Ji-Paraná

Publicado: Sexta, 22 de Agosto de 2025, 16h33 | Última atualização em Sexta, 22 de Agosto de 2025, 16h33 | Acessos: 535

IFRO Ji Paraná 1Projeto desenvolvido em parceria pela Incubadora Redinova, Sebrae e Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, conecta inovação, sustentabilidade e turismo da pesca no Rio Machado

 

A Colônia de Pescadores Z-9 de Ji-Paraná viveu uma experiência transformadora com a realização do evento “Bootcamp: Pescadores Empreendedores – Conectando a Inovação e a Sustentabilidade com o Turismo da Pesca no Rio Machado”. A iniciativa, nos dias 8 e 9 de agosto, foi promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO), em parceria com a Incubadora Redinova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná. Participaram pescadores artesanais, em uma jornada de capacitação voltada ao empreendedorismo, à valorização cultural e ao desenvolvimento sustentável.

Com base na metodologia Bootcamp, o evento ofereceu uma imersão prática e dinâmica em temas como gestão de negócios, inovação, sustentabilidade e uso de tecnologias digitais. O objetivo foi empoderar os pescadores da Colônia Z-9, conectando saberes tradicionais à geração de renda e à criação de novas oportunidades por meio do turismo de base comunitária.

A proposta está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e o ODS 14 (Vida na Água). Ao integrar conhecimento técnico com a realidade ribeirinha, o projeto busca transformar desafios históricos — como a informalidade e a limitação de renda — em caminhos viáveis para o fortalecimento da economia local e a preservação ambiental.

Durante o Bootcamp, os participantes realizaram o mapeamento das potencialidades turísticas da região, identificando atrativos como trilhas fluviais, vivências ribeirinhas, gastronomia típica, técnicas artesanais de pesca e eventos comunitários. A partir desse levantamento, a Colônia Z-9 começa a se posicionar como um destino turístico autêntico e sustentável, capaz de oferecer experiências enriquecedoras aos visitantes.

Outro ponto de destaque foi o incentivo à formalização de empreendimentos e à inclusão produtiva de jovens e mulheres, promovendo diversidade, equidade e protagonismo social. A Colônia de Pescadores Z9 de Ji-Paraná teve papel fundamental na articulação das ações, consolidando-se como liderança na condução de iniciativas que respeitam o meio ambiente e valorizam a cultura regional.

A parceria entre o Sebrae Rondônia, a Incubadora Redinova do IFRO e a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Ji-Paraná foi essencial para o sucesso do projeto. Com expertise técnica e metodológica, os parceiros proporcionaram aos pescadores acesso a tecnologias apropriadas, estratégias de mercado e ferramentas de gestão, promovendo o reconhecimento do patrimônio cultural associado à pesca artesanal e estimulando a inovação como motor de transformação social.

Entre os resultados esperados, destaca-se o fortalecimento comunitário, com o reforço dos vínculos entre os membros da Colônia Z-9, a valorização coletiva da pesca artesanal e, principalmente, a descoberta e o mapeamento do grande potencial turístico que o Rio Machado em Ji-Paraná proporciona para a comunidade de pescadores. Além disso, o projeto promoveu a conscientização ambiental, com ações de educação e de sensibilização voltadas à conservação dos ecossistemas do Rio Machado e seus afluentes, incentivando práticas de pesca sustentável e turismo de baixo impacto.

O Bootcamp “Pescadores Empreendedores” representa uma oportunidade singular para a comunidade pesqueira de Ji-Paraná. Segundo o Professor Walter Ferreira Siqueira, “mais do que capacitar, o projeto inspira, conecta e transforma. Para o IFRO e a Incubadora de Empresas Redinova do Campus Ji-Paraná, fazer parte dessa jornada é reafirmar seu compromisso com a educação pública, educação empreendedora, inovação, desenvolvimento local e a valorização dos saberes amazônicos, contribuindo para um futuro mais justo, sustentável e cheio de possibilidades para quem vive das águas e da cultura ribeirinha”.

A parceria entre o IFRO, o Sebrae-RO e a Semictur articula governo, sociedade civil e setor produtivo. E conforme a equipe técnica, “a integração entre academia e comunidade possibilita a criação de soluções inovadoras, fomenta a economia local e contribui para a sustentabilidade da região”.

Além dos pescadores beneficiados, o Bootcamp vem contribuindo para consolidar Ji-Paraná como referência em iniciativas de turismo sustentável e empreendedorismo territorial. A ação integra um conjunto de projetos da Redinova em parceria com o Sebrae-RO, como o Etnoturismo Ikólóéhj Gavião, o Etnoturismo Karo Arara e o Bootcamp Conexões Turísticas, que juntos posicionam o município como polo de inovação e de valorização das culturas locais ligadas ao turismo.

  • IFRO-Ji-Paraná_1
  • IFRO-Ji-Paraná_10
  • IFRO-Ji-Paraná_11
  • IFRO-Ji-Paraná_12
  • IFRO-Ji-Paraná_13
  • IFRO-Ji-Paraná_14
  • IFRO-Ji-Paraná_15
  • IFRO-Ji-Paraná_16
  • IFRO-Ji-Paraná_17
  • IFRO-Ji-Paraná_18
  • IFRO-Ji-Paraná_2
  • IFRO-Ji-Paraná_3
  • IFRO-Ji-Paraná_4
  • IFRO-Ji-Paraná_5
  • IFRO-Ji-Paraná_6
  • IFRO-Ji-Paraná_7
  • IFRO-Ji-Paraná_8
  • IFRO-Ji-Paraná_9
 

 

Fim do conteúdo da página