Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Mestrado Profissional em Letras será ofertado a partir de 2026 no IFRO Campus Ji-Paraná

Publicado: Sexta, 22 de Agosto de 2025, 09h25 | Última atualização em Sexta, 22 de Agosto de 2025, 13h00 | Acessos: 1027

PROFLETRAS IFROA partir de 2026, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) ofertará o Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), voltado para a formação continuada de docentes de Língua Portuguesa em exercício na Educação Básica. O curso será gratuito e realizado no Campus Ji-Paraná. Essa será a quarta pós-graduação em nível stricto sensu que a instituição oferta. O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) é sediado pelo Campus Porto Velho Calama; o Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) no Campus Porto Velho Zona Norte e o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (ProfGeo) no Campus Cacoal.

O PROFLETRAS é um programa de abrangência nacional, oferecido de forma presencial por Instituições de Ensino Superior públicas em todas as regiões do país. A sede administrativa está localizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e, atualmente, o programa reúne 48 universidades públicas, totalizando 58 unidades participantes, já que algumas instituições ofertam mais de uma unidade.

A Coordenadora local do PROFLETRAS/IFRO, Regiani Leal Dalla Martha Couto, destacou a relevância da oferta no estado. “A oferta do Mestrado em Ji-Paraná, na região central do estado, será um divisor na formação de professores de Língua Portuguesa, sobretudo por ser uma temática tão cara e necessária. Ademais, pensar no ensino de Língua Portuguesa como uma prática social e cultural da linguagem é um caminho para se pensar em uma educação mais humanizada e plural, que é o desejo de todos nós e um privilégio fazer parte desse processo”. A docente ainda comenta que, com a implantação do PROFLETRAS, o IFRO consolida seu papel no fortalecimento da formação docente em Rondônia, amplia as possibilidades de especialização e fortalece a valorização da educação pública na região.

A Coordenadora de Pós-Graduação/Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp/IFRO), Michele Gomes Noé da Costa, manifesta sua alegria com a aprovação de seu quarto mestrado. Segundo ela, é um "resultado que reafirma o compromisso dos professores doutores envolvidos, que aceitaram o desafio de compor a proposta, e demonstram, por meio de sua excelente produção acadêmica e pesquisas, a qualidade do trabalho desenvolvido. Destacamos ainda o papel do Campus Ji-Paraná e de sua equipe, favorecendo que a pós-graduação stricto sensu do IFRO avance cada vez mais no processo de interiorização em Rondônia, ampliando a formação em áreas estratégicas e tão necessárias, como as licenciaturas".

Na visão do Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza, a implantação do Mestrado Profissional em Letras é um importante avanço para o IFRO e para Rondônia. “Ao ampliar o acesso à pós-graduação, com a oferta de um mestrado voltado à área da Letras em Ji-Paraná, garantimos que nossos servidores e egressos possam se qualificar perto de casa, sem a necessidade de se deslocarem para outros centros”. O gestor completou, destacando que “com o PROFLETRAS, todos ganham: o IFRO, com o fortalecimento da pesquisa e da formação acadêmica; o estado, com a valorização dos profissionais da educação; e a sociedade, com educadores ainda mais preparados para promover transformações por meio do conhecimento”.

 

Edital publicado

No último dia 19 de agosto, foi divulgado o edital de inscrição no PROFLETRAS, site da Comperve, visando à preparação dos professores de Língua Portuguesa para o processo seletivo nacional que iniciará em breve. O período para inscrição inicia no dia 15 de setembro, permanecendo aberto por um mês. É possível solicitar isenção da taxa de inscrição.

Outras informações sobre o PROFLETRAS estão disponíveis em: https://profletras.ufrn.br/

Fim do conteúdo da página