Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Egresso do Campus Calama vai estudar em Oklahoma pelo Programa Oportunidades Acadêmicas do EducationUSA

Publicado: Quinta, 21 de Agosto de 2025, 13h50 | Última atualização em Quinta, 21 de Agosto de 2025, 13h50 | Acessos: 2303

O estudante David ladeado pela professora Diana o diretor geral Willians professor Cassio Lus e professora MinellyDavid Henrique Lima de Oliveira, egresso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, é mais um candidato aceito no Programa de Oportunidades Acadêmicas do EducationUSA deste ano. Ele recebeu orientação para ingressar no programa durante o ano de 2024, sendo acompanhado pela Assessora de Relações Internacionais (Arint/IFRO), Diana Ketlem.

O programa Oportunidades Acadêmicas, em parceria com o EducationUSA e seu escritório no IFRO, por meio da Arint, qualifica e envia alunos e servidores para outros países. O propósito é formar cidadãos globais e promover competências interculturais, ampliando os horizontes de formação acadêmica desses participantes.

David vai cursar Administração de Empresas na Oral Roberta University em Tulsa, Oklahoma. Empolgado, o estudante fala de suas principais expectativas para a nova jornada: “minhas expectativas estão baseadas em crescimento pessoal e intelectual. Quero me desenvolver e aproveitar ao máximo os recursos que existem nos Estados Unidos. Então, a minha ideia é ir, coletar conhecimento, voltar mais sábio e aplicar esse conhecimento, mas nunca me esquecendo de onde eu vim, nunca me esquecendo da minha origem, da minha identidade, para que assim eu possa fornecer para essa geração que está vindo, servir de inspiração, talvez, e poder contribuir para o desenvolvimento da minha nação, do meu país, e quem sabe essa ideia também de crescer de uma forma global”.

Desafios não intimidam o jovem estudante que, já no ensino médio no Campus Calama, foi também agraciado com um intercâmbio ao Egito. Ao participar de um programa para a confecção de um filtro de água construído a partir de sementes de açaí, ele foi selecionado para uma imersão durante um mês na cidade do Cairo. Segundo ele, essa experiência foi também muito gratificante e o fez dar a largada para incursões como essa que agora o leva a Oklahoma.

Diana acompanhou o estudante David à Direção-Geral do Campus Calama para dar conhecimento da atividade. Segundo ela, a visão da Assessoria Internacional do IFRO é a de construir uma cultura institucional que valorize a diversidade, promova o ensino de línguas e incentive a formação global dos participantes, ampliando horizontes e formando currículos competitivos para oportunidades internacionais.

O Diretor-Geral do Campus Calama, Willians de Paula Pereira, parabenizou o estudante, desejando que ele se desenvolva perfeitamente em sua nova missão, agora como estudante internacional. Como compromisso das ações que empreende, David diz que sua ideia é a deixar um legado. “Estou com muita expectativa de realmente me desenvolver muito, quero voltar muito mais maduro, muito mais sábio, muito mais capacitado, porque não podemos ser só mais um quando temos uma oportunidade dessas”, relatou.

Como mensagem aos colegas da instituição que acompanham a sua história, David diz que eles devem buscar sempre. “As oportunidades aparecem, mas o encontro, e eu digo que a sorte que muitas pessoas colocam é quando a capacitação ou o preparo encontra a oportunidade. Busquem, se desenvolvam sem medo, sem cansar. Esses três anos que você passa aqui no ensino médio, vale a pena correr atrás de pesquisas, de trabalhos de ensino, de extensão, correr atrás de professores, fazer acontecer. Com muito pé firme, sem medo de desistir, ainda que a cabeça pese, ainda que o medo venha, vá e não desista, não desista nunca, porque a honra vem e o que você planta, você acaba colhendo de qualquer forma. E se você planta esforço, você vai colher o esforço do seu trabalho”, declara otimista, pois apostou na ideia de nunca desistir.

 

Oportunidades Acadêmicas

Alunos dos segundos e terceiros anos do ensino médio podem participar da seleção de candidaturas, que acontece a cada final de ano com a publicação de edital. O Programa Oportunidades Acadêmicas para a Graduação apoia alunos com alto desempenho acadêmico e que não possuem condições de arcar com os custos de candidatura e programas de graduação nos EUA, e que podem conseguir bolsas em universidades norte-americanas.

Gerenciado pela Rede EducationUSA, os escritórios do programa oferecem serviços e atividades para os interessados em estudar nos EUA. O escritório do EducationUSA em Rondônia está localizado no Campus Porto Velho Calama desde 2022 e é aberto à comunidade interna e externa do IFRO. O espaço orienta quem tiver interesse sobre estudos nos EUA. Para marcar orientação, é só entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Como orientadora do EducationUSA, Diana Ketlem disse que fica muito feliz com esse resultado: “que é o nosso objetivo principal, que o aluno passe pelo programa oportunidades acadêmicas e que consiga, ao final, o resultado, que é ser aceito na universidade e ter o financiamento para isso. Os nossos alunos são muito compromissados e, ao receberem essas oportunidades, alguns agarram e fazem valer a pena todo o esforço”.

Ao falar pela Arint, a docente expressa a sensação de dever cumprido que é fazer com que os nossos alunos tenham essas experiências mundo afora. Como eu gosto de dizer, é o IFRO pelo mundo. É o nosso objetivo principal, que os alunos agarrem essas oportunidades mesmo e tenham essas experiências, por questão de um impacto muito grande em suas vidas”, finaliza.

 

Fim do conteúdo da página