Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Arraial do Campus Calama mantém memória afetiva e promove interação entre estudantes e a comunidade

Publicado: Quinta, 21 de Agosto de 2025, 10h32 | Última atualização em Quinta, 21 de Agosto de 2025, 10h32 | Acessos: 260

Arraiá Flor do CalamaO Arraial Flor do Calama, realizado no último sábado, 16 de agosto, reuniu mais uma vez neste ano os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), seus familiares e a comunidade do entorno do campus, localizado no Bairro Flodoaldo Pontes Pinto. O Arraial é um evento social que o Campus Porto Velho Calama promove todos os anos para lembrar as festividades tradicionais juninas, com a participação essencial dos estudantes na organização das barracas.

Títulos chamativos e espirituosos denominaram as dezesseis barracas que ofereceram comidas típicas e bebidas. Entre elas, ‘Tempero Estrutural’; ‘Química do Sabor’; ‘Fritando o Sistema’; ‘Só no Golezinho’; esbanjaram criatividade na decoração dos locais. Os estudantes que se formam neste ano aproveitam a renda das barracas em que participam para complementar as despesas com as atividades de formatura.

No espaço do estacionamento do campus, ornamentado com bandeirolas, a comunidade participou em peso e assistiu às atrações apresentadas no arraial, como o grupo de danças K-Pop Tríon, o Carimbó Rosas do Calama e o Boi-Bumbá Auto do Calama. Os participantes dessa edição também receberam uma fita colorida como lembrança, inspirada nas tradicionais fitas do Senhor do Bonfim, de Salvador (BA).

Ao participar do evento, o Diretor-Geral do Campus Calama, Willians de Paula Pereira, destacou a importância da presença da comunidade na festividade do Arraial Flor do Calama, demonstrando que ano após ano a atividade vem se consolidando como um ponto forte de entrosamento entre a escola e a comunidade.

Outra atração que também fez sucesso no Flor do Calama neste ano foi a participação do Grupo AstroIFRO que disponibilizou o Planetário no Arraial, proporcionando para que os participantes pudessem conhecer e observar estrelas, planetas e demais corpos celestes, despertando o interesse da população pela astronomia.

Vitor Viana afirma que o Arraial mantém viva a memória afetiva. “O Arraiá Flor do Calama mais uma vez mostrou a força da nossa comunidade acadêmica. Foi muito mais do que uma festa junina: foi um encontro de cultura, tradição, criatividade e união. Ver nossos estudantes, servidores e a comunidade externa juntos, celebrando e mantendo viva essa memória afetiva, é a prova de que o IFRO Campus Porto Velho Calama é também um espaço de pertencimento e alegria. O sucesso do evento é fruto do empenho coletivo, e cada barraca, cada apresentação e de cada participação ajudaram a escrever mais um capítulo da nossa história”, disse o Coordenador de Comunicação do campus.

  • Arraiá2
  • Arraiá_1
  • Arraiá_3
  • Arraiá_Flor_do_Calama
Fim do conteúdo da página