Sistema desenvolvido no Campus Calama gerencia horários de aulas escolares
Acadêmicos do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, elaboraram um sistema de gerenciamento de horários de aulas escolares. A ideia foi desenvolvida por discentes que integram grupo “Calama Dev’s”, liderado pelo Professor Leandro Ferrarezi Valiante.
O sistema, adaptado à realidade dos cursos ofertados pelo IFRO, permite a verificação de choques de horários de salas de aulas, de professores, intervalos entre jornadas, e importação de dados das matrizes do Suap (Sistema Unificado de Administração Pública). Criado em setembro de 2024, o Calama Dev’s contou ainda com o envolvimento dos docentes Willians de Paula Pereira e Paulo Sérgio Tomé e dos estudantes: Jorge Domingos de Sousa Neto, Kassandra de Oliveira Rodrigues, Luis Henrique Bergonzini Souza, Wagner José Nascimento Relvas, Glenda Kelly Arruda Martins, Ana Clara Souza Gibson, Gustavo Lage dos Santos, Henrique José Ferreira dos Santos, Isabella Tereza Ferreira Viana, João Victor Oliveira Mendonça, Jorge Domingos de Sousa Neto, Estênio Silva de Castro, Levir Menezes de Souza, Fernanda Coelho Nunes, Maria Luiza Botelho Guimarães, Paloma Carvalho Lima, Sanmara Letícia Nunes de Souza, Luis Marcelo Fabrício Guimarães, Igor Vinícius Medonça Barreto, José Claion Martins de Sousa e Poliana Carvalho Lima.
Leandro Ferrarezzi conduziu reuniões entre os alunos e o Departamento de Apoio ao Ensino do Campus Porto Velho Calama, com a finalidade de entender as necessidades de gerenciamento das aulas, e para a elaboração do horário do segundo semestre de 2025 o sistema passou a ser utilizado como principal, deixando assim de ter a necessidade de contratação de um software de outra empresa para realizar a tarefa. Ademais, o sistema desenvolvido possui uma interface mais amigável e intuitiva que o sistema utilizado anteriormente, sendo muito mais simples de operacionalizar, e que tem potencial para ser utilizado em outros campi do IFRO ou outras escolas da rede pública ou privada.
"Como Coordenador de curso, certa vez estive com o Dape do Campus Calama, e entendi a dificuldade que tinham em fazer alterações nos horários de aula. Ali começou uma conversa, quando perguntamos, informalmente: ‘o que acham de a gente tentar fazer um sistema nosso, do nosso jeito?’ Com muita compreensão e paciência para lidar com os erros e dúvidas do time Calama Dev's, a maravilhosa equipe do Dape do Calama topou, os alunos toparam, nós topamos, e juntos chegamos ao resultado: está aí, o Sistema PlanIFica!”, relembra o docente.
Fernanda Dias, Chefe do Departamento de Apoio ao Ensino (Dape) – que tem a função de gerenciar os horários de aula e a ocupação das salas e dos laboratórios do campus –, explica que "com a implantação do novo sistema foi possível otimizar essa atividade, economizando tempo e trabalho das servidoras que atuam com essa tarefa. Além disso, o sistema permite que as mudanças sejam feitas mais rapidamente e diretamente, melhorando até a saúde de seus operadores, pois diminui o número de processos necessários para a realização de mudanças e evita que desenvolvam lesões por esforço repetitivo. Ademais, existe uma lista de funções a serem implementadas, como o login do coordenador de curso, que o permitirá propor alterações de horário diretamente no sistema, melhoria no gerenciamento das salas e laboratórios, o que deixará de ser feito manualmente via planilha do Google, entre outras funcionalidades".
Aprendizado
Agora já formado, Luis Henrique Bergonzini Souza, que participou do projeto desde o início, permanecendo até o último dia 12 de agosto, afirma que o Calama Dev's foi a melhor experiência que teve dentro do curso. “Acredito que iniciativas como essa incentivam e preparam os alunos para o mercado. Através desse projeto, pude me aproximar mais da realidade de um desenvolvedor de sistemas, e passei a ter mais segurança para participar de outros projetos, além da questão de abrir mais portas para outras oportunidades”.
“Vejo que, mesmo que as disciplinas passem o máximo de aprendizado, eu sentia que a insegurança ainda estava ali, sempre presente. Participar do projeto me fez sentir estar um ambiente onde eu poderia errar, aprender e arrumar, o que me ajudou a vencer essa insegurança. O fato de ser uma iniciativa visando a melhorar algo para o próprio Instituto também foi algo que impulsionava a vontade de aprender para ajudar. A meu ver, projetos como esse devem ser cada vez mais incentivados, pois podem mudar a realidade de um curso e impulsionar o aprendizado e prática para os alunos. Espero que o Calama Dev's continue crescendo, e fazendo a diferença na vida acadêmica de quem tiver a oportunidade de participar, assim como fez na minha”, acrescenta Luis Henrique.
Para Kassandra de Oliveira Rodrigues, do 4º período, e atualmente a gerente de projeto do software PlanIFica, “o Calama Dev's é uma oportunidade para que nós, alunos do curso de ADS, possamos nos desenvolver, crescer, aprender e adquirir novas experiências. É muito gratificante acompanhar o crescimento de cada colega, ver formandos e iniciantes trabalhando lado a lado, trocando experiências e aprendendo juntos. O PlanIFica é um exemplo vivo: um sistema construído totalmente pelos alunos do curso. Ainda temos muito a aprender e se desenvolver, mas participar do Calama Dev's, com toda certeza, marcará a minha crescente trajetória profissional como futura analista e desenvolvedora de sistemas".
Sobre as perspectivas futuras, o Professor Leandro Ferrarezi diz que “o projeto não terminou. ‘Um software nunca fica pronto’. A equipe ainda trabalha em correções, melhorias e novas funcionalidades semanalmente para o PlanIFica, conforme o feedback e sugestões recebido das meninas do Dape, nossas ‘clientes’.
Enquanto idealizador do Calama Dev's, mostra que outra parte da equipe trabalha, junto ao Depae (Departamento de Assistência ao Educando), em um novo sistema, visando a otimizar a gestão da distribuição de refeições no campus. “Em nosso radar, ainda temos: um sistema de controle de visitantes para a recepção do campus, bem como um Chatbot para atender e tirar dúvidas dos alunos com Inteligência Artificial, via WhatsApp. Iniciativas como esta dão muito trabalho, não geram benefícios financeiros ao time, mas são muito gratificantes: ver os alunos aprendendo na prática, ficando felizes com resultados e reconhecimento, e ainda sentirmos estar colaborando com o campus na economia de recursos e otimização de processos. É, sem dúvida, um ótimo ‘pagamento’ a um professor apaixonado pela oportunidade de contribuir com a formação acadêmica e profissional de seus alunos”, conclui.
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