Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes de Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI) desenvolvem assistente virtual para facilitar uso do SUAP

Publicado: Quinta, 14 de Agosto de 2025, 17h03 | Última atualização em Quinta, 14 de Agosto de 2025, 17h03 | Acessos: 744

ZN SUAP 4No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI) desenvolveram um assistente virtual voltado para aprimorar a experiência de uso do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), utilizado por toda a comunidade acadêmica da instituição.

O projeto, intitulado “ChatSUAP: Proposta de Assistente Virtual para Apoiar Professores e Estudantes no IFRO”, resultou na criação de um protótipo funcional de chatbot, construído com tecnologias acessíveis e de código aberto. A proposta foi orientada pelos Professores Felipe Maia e Maria Ivanilse Calderon e apresentada pelos estudantes Mykaelle Araújo e Wildson Paes, com apoio da coordenação do curso, de docentes e da infraestrutura do campus. Os docentes avaliam que o Curso de TSI do IFRO vem promovendo a formação de profissionais capazes de aliar inovação, conhecimento técnico e atenção às necessidades reais da instituição e da sociedade.

Com base em métodos de design centrado no usuário, como o Design Thinking e o modelo do Duplo Diamante, os alunos realizaram uma pesquisa quantitativa com estudantes e servidores, que apontou como principais dificuldades a navegação confusa e o acesso pouco intuitivo às funcionalidades básicas do Suap.

A partir das informações coletadas, a equipe desenvolveu ferramentas como Personas, Jornada do Usuário, Mapa de Empatia e guia de estilo visual, culminando na implementação de um chatbot com suporte contextualizado para facilitar a navegação no sistema. A solução visa aumentar a autonomia dos usuários e tornar o uso do Suap mais eficiente e acessível.

A apresentação do trabalho foi avaliada pelos Professores Alan Jhone de Araújo, Jhordano Malacarne e Rudny Alves, que destacaram a clareza metodológica, a adequação do protótipo às demandas da comunidade acadêmica e o alto potencial de implementação futura.

 

  • Mykaelle_Araújo_e_Wildson_Paes
  • ZN-SUAP_1
  • ZN-SUAP_2
  • ZN-SUAP_3
  • ZN-SUAP_4

 

Fim do conteúdo da página