Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes de Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI) desenvolvem assistente virtual para facilitar uso do SUAP

Publicado: Quinta, 14 de Agosto de 2025, 17h03 | Última atualização em Quinta, 14 de Agosto de 2025, 17h03 | Acessos: 615

ZN SUAP 4No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI) desenvolveram um assistente virtual voltado para aprimorar a experiência de uso do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), utilizado por toda a comunidade acadêmica da instituição.

O projeto, intitulado “ChatSUAP: Proposta de Assistente Virtual para Apoiar Professores e Estudantes no IFRO”, resultou na criação de um protótipo funcional de chatbot, construído com tecnologias acessíveis e de código aberto. A proposta foi orientada pelos Professores Felipe Maia e Maria Ivanilse Calderon e apresentada pelos estudantes Mykaelle Araújo e Wildson Paes, com apoio da coordenação do curso, de docentes e da infraestrutura do campus. Os docentes avaliam que o Curso de TSI do IFRO vem promovendo a formação de profissionais capazes de aliar inovação, conhecimento técnico e atenção às necessidades reais da instituição e da sociedade.

Com base em métodos de design centrado no usuário, como o Design Thinking e o modelo do Duplo Diamante, os alunos realizaram uma pesquisa quantitativa com estudantes e servidores, que apontou como principais dificuldades a navegação confusa e o acesso pouco intuitivo às funcionalidades básicas do Suap.

A partir das informações coletadas, a equipe desenvolveu ferramentas como Personas, Jornada do Usuário, Mapa de Empatia e guia de estilo visual, culminando na implementação de um chatbot com suporte contextualizado para facilitar a navegação no sistema. A solução visa aumentar a autonomia dos usuários e tornar o uso do Suap mais eficiente e acessível.

A apresentação do trabalho foi avaliada pelos Professores Alan Jhone de Araújo, Jhordano Malacarne e Rudny Alves, que destacaram a clareza metodológica, a adequação do protótipo às demandas da comunidade acadêmica e o alto potencial de implementação futura.

 

  • Mykaelle_Araújo_e_Wildson_Paes
  • ZN-SUAP_1
  • ZN-SUAP_2
  • ZN-SUAP_3
  • ZN-SUAP_4

 

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.