Zona Norte capacita equipe da Sedam em Mapeamento e Modelagem de Processos Administrativos
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou capacitação voltada ao Mapeamento e Modelagem de Processos Administrativos na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam). A ação fez parte do projeto de extensão “Mapeamento e Modelagem de Processos Administrativos no Setor Público” e teve como público-alvo a equipe de estagiários e servidores integrantes da Comissão de Mapeamento de Processos, instituída pela Portaria nº 189/2025/Sedam.
Realizado entre os dias 14 e 18 de julho, teve como objetivo treinar os participantes para identificar, analisar e mapear processos organizacionais utilizando a notação BPMN (Business Process Model and Notation), ferramenta reconhecida por seu papel na melhoria contínua, eficiência administrativa e transformação digital de fluxos internos.
De acordo com o responsável pela capacitação, Marcos Aurélio Borchardt, a modelagem de processos é essencial para otimizar rotinas e alinhar a gestão pública às demandas contemporâneas. “Quando os processos são claros e bem estruturados, é possível alcançar maior eficiência, reduzir erros e aumentar a transparência na administração pública”, ressaltou o docente.
Segundo ele, ao levar metodologias como o mapeamento e a modelagem de processos, contribui-se para a modernização administrativa e para o fortalecimento de práticas de gestão alinhadas à transformação digital. A iniciativa também reafirma o compromisso com a formação de profissionais preparados para atuar de forma estratégica na gestão pública, impactando positivamente o desenvolvimento regional.
A atividade contou com a participação de acadêmicos do 3º e 5º períodos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, que colaboraram na organização de materiais, no apoio metodológico e no registro das atividades. Essa atuação integra a política de curricularização da extensão do IFRO, que aproxima os estudantes de experiências práticas diretamente relacionadas à sua formação.
Para a acadêmica Nadini Martins Zacarias, uma das organizadoras, a experiência foi enriquecedora e marcada pelo engajamento dos participantes. “Desde o início, os participantes se mostraram extremamente engajados, demonstrando um nível de entendimento e sensibilidade surpreendentes frente aos temas propostos, contribuindo com perguntas e exemplos que tornaram o curso mais dinâmico e aplicável à realidade do órgão parceiro. Foi muito gratificante perceber o comprometimento coletivo e receber elogios pela condução e clareza das atividades”, afirmou.
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