Campus Porto Velho Zona Norte avança na modernização com sistema automatizado para ambientes de ensino
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, deu um importante passo rumo à modernização de sua infraestrutura com a entrega de um sistema automatizado de controle de ambientes de ensino, como salas de aula e laboratórios. A iniciativa é fruto do projeto “Conhecimento Transversal: da Tecnologia à Gestão”, desenvolvido com recursos do Edital de Ensino por Esforço Próprio (Edital nº 25/2024/PVZN-CGAB/IFRO).
Na terça-feira, dia 5 de agosto, foi realizada a capacitação dos servidores do Departamento de Apoio ao Ensino (Dape) para uso do novo sistema. A atividade contou com a condução do Coordenador do projeto, Jhordano Malacarne Bravim, que apresentou o funcionamento da tecnologia desenvolvida, realizou o cadastro dos servidores no sistema e explicou os procedimentos para abertura e fechamento de portas, além do acionamento e desligamento automatizado de interruptores e aparelhos de ar-condicionado.
A capacitação teve participação ativa dos servidores do Dape, que puderam esclarecer dúvidas e interagir com o Professor Jhordano e o acadêmico Ryan Ribeiro Martins, que também participou do desenvolvimento da solução tecnológica.
O projeto é um exemplo de integração entre ensino, pesquisa e extensão, estando vinculado à pesquisa “O uso de tecnologias de automação como solução para otimização de processos de gestão e redução de consumo de energia: um estudo de caso no IFRO Campus Porto Velho Zona Norte”, aprovada pelo Edital nº 6/2024/REIT/PROPESP/IFRO. A pesquisa e o projeto contam com a colaboração de docentes e estudantes dos cursos de Redes de Computadores, Sistemas para Internet e Gestão Pública, promovendo a interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo entre diferentes áreas do conhecimento.
Com essa entrega, o IFRO Campus Porto Velho Zona Norte consolida-se como referência no uso de tecnologias voltadas à gestão eficiente e sustentável dos espaços educacionais. A tecnologia desenvolvida está pronta para ser replicada e compartilhada com outras instituições públicas e privadas, reforçando o compromisso da instituição com a inovação e a excelência no ensino.
Redes Sociais