IFRO participa da cerimônia de anúncio de investimentos federais em Rondônia
Ao longo do último ano, quatro obras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) foram concretizadas com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Entre as entregas constam: bloco de salas de aula e salas administrativas no Campus Cacoal, clínica veterinária no Campus Colorado do Oeste, bloco administrativo no Campus Ji-Paraná e bloco pedagógico-administrativo no Campus São Miguel do Guaporé. Também está prevista a implantação do Campus Buritis, com investimento estimado em R$ 25 milhões.
A instituição estará representada pelo Reitor Moisés José Rosa Souza e delegações dos campi e da Reitoria nesta sexta-feira (8/8), em Porto Velho, durante a cerimônia oficial de anúncio dos investimentos do Governo Federal no estado. O evento contará com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Ministro da Educação, Camilo Santana, e reúne representantes de diversas entidades públicas.
Na avaliação do Reitor do IFRO, a conquista é da instituição e do estado de Rondônia. “Essas obras que serão entregues pelo Presidente Lula e pelo Ministro Camilo Santana, além do lançamento da pedra fundamental do novo campus do Instituto Federal de Rondônia no município de Buritis, reforçam o nosso compromisso, o compromisso do governo federal com a educação profissionalizante no estado de Rondônia. Estamos muito felizes e agradecemos ao Ministro Camilo Santana, ao Presidente Lula, ao governo de modo geral por esse investimento substancial no nosso estado”, afirmou o Professor Moisés. O IFRO possui unidades instaladas atualmente nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho (Calama, Zona Norte e Reitoria), São Miguel do Guaporé e Vilhena.
Ao destacar a ampliação de estrutura destinada à educação rondoniense, o Pró-Reitor de Administração, Elisandro de Moura Martins, explica que o término das obras agora sendo entregues representa o “trabalho desenvolvido pelas nossas equipes. Essa parceria entre o governo federal, entre os parlamentares de Rondônia, possibilitar uma conclusão dessas obras. Então é um conjunto, é uma parceria que está dando certo e os resultados estão chegando. A Pró-Reitoria só tem a agradecer a toda a comunidade e a toda a equipe da Proad que se debruçou sobre esses projetos e hoje é uma realidade para nossa comunidade”.
Além das obras, outros importantes incentivos fortalecem a presença do IFRO no estado, demonstrando o compromisso com a interiorização e a ampliação da oferta educacional em Rondônia, em sintonia com as políticas públicas nacionais voltadas à educação, ao desenvolvimento regional e à inclusão social. Um dos exemplos está que, desde 2024, o IFRO assinou o Termo de Cooperação com o Programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC), que promove incentivo financeiro-educacional aos estudantes matriculados em cursos de nível médio do IFRO e elegíveis a receber o fomento.
Interiorização e qualidade da educação
Segundo Mauro Sérgio Demício, Diretor-Geral do Campus São Miguel do Guaporé, a entrega do novo bloco pedagógico-administrativo representa um marco para o Vale do Guaporé. “Trata-se de um ambiente planejado para garantir melhores condições de ensino, aprendizagem e gestão. O novo espaço impacta diretamente na permanência e sucesso dos alunos e amplia a oferta de cursos técnicos e superiores”, afirmou. Para ele, a estrutura também tem exercido uma função social para a região. “O novo prédio se tornou referência para ações extensionistas, projetos de pesquisa e encontros comunitários, simbolizando o compromisso com a interiorização da educação pública, gratuita e de qualidade”, concluiu.
A cerimônia marca a presença do segmento da educação técnica e tecnológica ao lado de outras esferas do poder público, destacando a consolidação da Rede Federal em Rondônia. No Campus Cacoal, os estudantes Ana Clara Silva e Ramon Ayres destacam a construção do novo bloco dos cursos de graduação. No Campus São Miguel do Guaporé, a estudante Luiza Boaria Rocha, do 2º ano, destacou o impacto da nova estrutura. “É um grande passo para o crescimento do IFRO na nossa região, que contribui no acesso e permanência dos alunos. Me sinto muito feliz de poder ver o avanço disso tudo”, declarou.
Para a Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Letícia Carvalho Pivetta, a participação do IFRO no evento reforça a importância da Rede Federal. “É motivo de grande orgulho receber o Presidente Lula, idealizador da estrutura dos institutos federais como conhecemos hoje. Acreditamos que a educação profissional e tecnológica é um marco na história do Brasil e uma ferramenta essencial para transformação social”, declarou.
O servidor do Campus Ji-Paraná, Joelson Dias, relata que o novo prédio administrativo concluído com recursos do PAC passou a abrigar setores como CGTI (Coordenação e Gestão da Informação), Deplad (Departamento de Planejamento e Administração), Departamentos de Pesquisa e Extensão, e sala de professores, além de acessibilidade com rampa. Já Rafael Gomes, Professor do Campus Colorado do Oeste, explica que a nova clínica veterinária, voltada ao curso de Medicina Veterinária, conta com salas de internação, copa, lavanderia, laboratório e ambiente de aula prática. “Essa conquista é de todos nós”, pontua.
Redes Sociais