Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Calama realiza oficinas para aperfeiçoamento da aprendizagem no segundo encontro pedagógico do ano para docentes

Publicado: Quinta, 07 de Agosto de 2025, 12h12 | Última atualização em Quinta, 07 de Agosto de 2025, 12h12 | Acessos: 2236

Discussão currículo na EPTOs professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, estiveram reunidos nos dias 29 e 30 de julho no segundo Encontro Pedagógico do ano promovido pela Direção de Ensino. As capacitações fazem parte da trilha de formação que vem sendo desenvolvida durante o ano, mantendo ativas as novas abordagens pedagógicas para serem aplicadas ao ensino e preparando os docentes para transformar a realidade educacional e social da região.

A programação iniciou no dia 29 com um debate sobre o currículo da Educação Profissional e Tecnológica como afirmação da escola pública, dirigido pela Pedagoga Lucilene Acácio, Especialista em Tecnologias na Educação e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, do Instituto Federal do Acre e líder do grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação.

Os professores estiveram reunidos ainda na Mesa-Redonda que discutiu Inteligência Artificial na Educação, com a participação da Pedagoga Lucilene Acácio; da Professora Camila Serrão, Mestre em Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação; do Professor Leandro Ferrarezi, do IFRO, pesquisador da área de Inteligência Artificial, com foco em Aprendizado de Máquina; e da Professora Sheylla Chediak, Doutora em Educação Escolar, Diretora de Ensino do Campus Calama e pesquisadora das áreas de Educação e Psicologia da Aprendizagem. Conforme Camila Serrão, “é importante termos um momento para discutir assuntos que impactam nosso trabalho como servidores na área da educação, como o uso de inteligência artificial”.

Três outras oficinas foram aplicadas e trataram sobre as ferramentas da Inteligência Artificial como auxílio para produção de materiais de apoio pedagógico, pelo professor Anderson de Oliveira Seixas, do IFRO; as ferramentas do Canva para produção de e-books didáticos, pela Técnica Educacional Fernanda Dias e a Técnica em Informática Janneene Brum; e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), pela Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Marlene Rodrigues.

Durante a oficina, a Professora Marlene Rodrigues apresentou aos docentes os princípios do DUA que são fundamentados nas neurociências e têm o objetivo de tornar o currículo acessível a todos os estudantes. O engajamento discorre o ‘porquê aprender’ e incentiva a participação ativa dos alunos; a representação trata sobre ‘o que aprender’, e propõe o uso de diferentes mídias e recursos para ampliar o acesso às informações; e a ação e expressão que trata de ‘como aprender’, permite aos estudantes demonstrarem o que aprenderam de diversas formas. A aplicação do DUA promove a inclusão, aumenta a motivação, adapta o ensino às necessidades individuais e reduz barreiras no processo de aprendizagem.

A Diretora de Ensino, Sheylla Chediak, enfatiza o compromisso da instituição para com a educação pública. “Nosso Encontro Pedagógico 2025/2 reafirmou, mais uma vez, a defesa inegociável da educação pública como direito social e espaço de transformação, ao promover uma formação continuada crítica, alinhada às nossas reais necessidades formativas”, declarou.

Ainda segundo a docente, o encontro proporcionou “a discussão de temas urgentes como a inteligência artificial na educação, o uso de ferramenta para produção de material didático alinhado aos nossos Programas Pedagógicos Curriculares; e o currículo da Educação Profissional e Tecnológica como instrumento de emancipação, bem como a construção de práticas pedagógicas verdadeiramente inclusivas”, reforça.

  • Discussão_currículo_na_EPT
  • Discussão_sobre_o_currículo_da_EPT
  • Mesa_redonda_discutindo_IA_na_educação
  • Oficina_produção_material_didático
  • Oficina_produção_material_didático_1
  • Oficina_sobre_o_DUA
  • oficina_DUA
Fim do conteúdo da página