Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Calama realiza oficinas para aperfeiçoamento da aprendizagem no segundo encontro pedagógico do ano para docentes

Publicado: Quinta, 07 de Agosto de 2025, 12h12 | Última atualização em Quinta, 07 de Agosto de 2025, 12h12 | Acessos: 2224

Discussão currículo na EPTOs professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, estiveram reunidos nos dias 29 e 30 de julho no segundo Encontro Pedagógico do ano promovido pela Direção de Ensino. As capacitações fazem parte da trilha de formação que vem sendo desenvolvida durante o ano, mantendo ativas as novas abordagens pedagógicas para serem aplicadas ao ensino e preparando os docentes para transformar a realidade educacional e social da região.

A programação iniciou no dia 29 com um debate sobre o currículo da Educação Profissional e Tecnológica como afirmação da escola pública, dirigido pela Pedagoga Lucilene Acácio, Especialista em Tecnologias na Educação e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, do Instituto Federal do Acre e líder do grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação.

Os professores estiveram reunidos ainda na Mesa-Redonda que discutiu Inteligência Artificial na Educação, com a participação da Pedagoga Lucilene Acácio; da Professora Camila Serrão, Mestre em Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação; do Professor Leandro Ferrarezi, do IFRO, pesquisador da área de Inteligência Artificial, com foco em Aprendizado de Máquina; e da Professora Sheylla Chediak, Doutora em Educação Escolar, Diretora de Ensino do Campus Calama e pesquisadora das áreas de Educação e Psicologia da Aprendizagem. Conforme Camila Serrão, “é importante termos um momento para discutir assuntos que impactam nosso trabalho como servidores na área da educação, como o uso de inteligência artificial”.

Três outras oficinas foram aplicadas e trataram sobre as ferramentas da Inteligência Artificial como auxílio para produção de materiais de apoio pedagógico, pelo professor Anderson de Oliveira Seixas, do IFRO; as ferramentas do Canva para produção de e-books didáticos, pela Técnica Educacional Fernanda Dias e a Técnica em Informática Janneene Brum; e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), pela Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Marlene Rodrigues.

Durante a oficina, a Professora Marlene Rodrigues apresentou aos docentes os princípios do DUA que são fundamentados nas neurociências e têm o objetivo de tornar o currículo acessível a todos os estudantes. O engajamento discorre o ‘porquê aprender’ e incentiva a participação ativa dos alunos; a representação trata sobre ‘o que aprender’, e propõe o uso de diferentes mídias e recursos para ampliar o acesso às informações; e a ação e expressão que trata de ‘como aprender’, permite aos estudantes demonstrarem o que aprenderam de diversas formas. A aplicação do DUA promove a inclusão, aumenta a motivação, adapta o ensino às necessidades individuais e reduz barreiras no processo de aprendizagem.

A Diretora de Ensino, Sheylla Chediak, enfatiza o compromisso da instituição para com a educação pública. “Nosso Encontro Pedagógico 2025/2 reafirmou, mais uma vez, a defesa inegociável da educação pública como direito social e espaço de transformação, ao promover uma formação continuada crítica, alinhada às nossas reais necessidades formativas”, declarou.

Ainda segundo a docente, o encontro proporcionou “a discussão de temas urgentes como a inteligência artificial na educação, o uso de ferramenta para produção de material didático alinhado aos nossos Programas Pedagógicos Curriculares; e o currículo da Educação Profissional e Tecnológica como instrumento de emancipação, bem como a construção de práticas pedagógicas verdadeiramente inclusivas”, reforça.

  • Discussão_currículo_na_EPT
  • Discussão_sobre_o_currículo_da_EPT
  • Mesa_redonda_discutindo_IA_na_educação
  • Oficina_produção_material_didático
  • Oficina_produção_material_didático_1
  • Oficina_sobre_o_DUA
  • oficina_DUA
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.