Campus Porto Velho Zona Norte desenvolve projeto que estimula cidadania e cultura da paz no ambiente escolar
Com o objetivo de promover a convivência democrática, o protagonismo juvenil e o fortalecimento da cultura de paz no ambiente escolar, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, está desenvolvendo o projeto de ensino “Exercendo a Cidadania no Ambiente Escolar”. A iniciativa é coordenada pela Professora Fátima Maria Teixeira Fernandes, com apoio da Coordenadoria de Atendimento ao Estudante (Caed) e do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidades Específicas (Napne), e conta com a participação de servidores e estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.
A ação foi aprovada por meio do Edital nº 21/2025/PVZN–CGAB/IFRO, e está estruturada em quatro etapas, com atividades específicas destinadas a cada turma dos cursos técnicos integrados. O projeto busca estimular a reflexão crítica sobre temas como cidadania, direitos, deveres, respeito às diferenças, empatia, cooperação e responsabilidade social, por meio de metodologias ativas e participativas.
A primeira etapa teve como tema central “Conceitos de cidadania, direitos e deveres” e foi desenvolvida por meio de rodas de conversa e debates, utilizando dinâmicas reflexivas para engajar os estudantes. As ações já contemplaram três turmas. No dia 26 de junho foi o 1º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Na sequência, o Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio: 1º ano no dia 24/7 e o 2° ano no dia 28/7.
Segundo Fátima Fernandes, o projeto tem como objetivo proporcionar um ambiente escolar mais justo e acolhedor. “A importância deste projeto está em trabalhar os conceitos de cidadania sob a perspectiva dos direitos e deveres, reconhecendo sua relevância para a vida em sociedade e o exercício da participação social. Ao permitir que os alunos expressem suas vivências e opiniões, promovemos um espaço de escuta, respeito e construção coletiva”, afirma a docente.
Durante os encontros, os estudantes foram incentivados a revisitar o significado da palavra “cidadania” e, ao final das atividades, apresentaram novas compreensões e significados ampliados. A Coordenadora destaca ainda que houve envolvimento ativo e troca de experiências significativas entre os alunos. “Tivemos estudantes propondo ideias de projetos para suas coordenações de curso, o que mostra como se sentiram motivados a participar de forma mais ativa na comunidade escolar”, complementa Fátima.
Júlia Moraes de Almeida, do 1º ano do Curso Técnico em Informática, destaca que a atividade foi transformadora. “Gostei muito da iniciativa do projeto em ensinar e conscientizar algo que muitas vezes é negligenciado no ambiente escolar. Foi um momento acolhedor em nossa sala para refletir sobre nossos direitos e deveres como cidadãos, que nos constroem como pessoa. Aprendi muito nesse momento, que foi dinâmico e divertido, principalmente com o diálogo de toda a turma participando e a música educativa que trouxeram sobre a cidadania (Rap da Cidadania). Espero que este projeto continue, volte a nossa sala de aula mais vezes e alcance mais estudantes”, mostra a estudante.
As próximas etapas do projeto abordarão temas como “Diferença, diversidade e respeito”, “Comunicação empática” e “Cooperação e responsabilidade”, com ações planejadas até dezembro de 2025, trabalhando educação inclusiva e ética, sempre voltadas à formação integral dos estudantes na construção de uma sociedade mais democrática, empática e participativa.
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