Mobilidade STEM leva 12 representantes do IFRO à Costa Rica em 2025
Alunos e docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) estão se preparando para embarcar para a Costa Rica pelo Programa de Mobilidade STEM Internacional. A viagem será em outubro, e terá duas semanas de duração, incluindo atividades nas cidades de San José e Turrialba. A seleção dos representantes (10 estudantes e 2 professoras) ocorreu nos meses de junho-julho.
O Programa de Mobilidade STEM Internacional é uma iniciativa da Assessoria de Relações Internacionais (Arint/IFRO), promovida em parceria com a organização AFS Intercultura Brasil. Proporciona a estudantes do ensino médio integrado a oportunidade de vivência acadêmica e cultural no exterior, com foco nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Desde sua primeira edição, o programa tem se consolidado como uma ação estratégica de internacionalização da educação no IFRO, promovendo ampliação de horizontes acadêmicos, desenvolvimento de competências globais e o fortalecimento do compromisso institucional com a formação cidadã, inclusiva e conectada aos desafios do século XXI.
Aluna do Campus São Miguel do Guaporé, Isadora Souza Custódio, conta estar extremamente empolgada e grata por participar deste programa. “Sinto uma mistura de ansiedade e entusiasmo em participar de uma oportunidade que me permitirá conhecer uma nova cultura, melhorar meu espanhol e conhecer novas pessoas. Tenho certeza de que essa experiência será enriquecedora e inesquecível!”.
“Ainda tô meio sem acreditar”, conta o representante do Campus Jaru, Rogério Junio Salema Taramelli. “É uma mistura de alegria, ansiedade boa e muita gratidão. Minhas expectativas são muito boas, quero aproveitar cada momento, aprender bastante, conhecer gente nova, outras culturas e voltar com experiências que eu nunca teria se não fosse por essa chance. Também quero mostrar para os meus colegas o quanto é importante aproveitar as oportunidades que o IFRO oferece, porque elas realmente fazem a diferença”.
Nesta edição, foram selecionados um estudante de cada campus da instituição. No país de destino, eles participarão de uma intensa programação internacional, que inclui oficinas temáticas, visitas técnicas, experiências em universidades e centros de pesquisa, além de atividades culturais e imersão em outro idioma, contribuindo significativamente para sua trajetória formativa. A repercussão positiva do programa entre alunos e comunidade acadêmica reforça a importância de sua continuidade e expansão, tornando-se uma vitrine do potencial transformador das políticas de internacionalização no IFRO.
Conforme Ester Gonçalves Jacob, do Campus Vilhena foi grande a felicidade por ter sido selecionada para esse programa. “Fiquei atualizando o site desde que acordei aguardando o resultado final, é uma grande conquista pra mim. A princípio, tive muito receio de não ser selecionada, mas às vezes temos que fazer as coisas mesmo com medo, e se assim não fosse, nunca teria conseguido. Sou muito grata ao IFRO por essa oportunidade e aos amigos que ajudaram, principalmente à minha mãe que me orientou e acalmou durante o processo. É um sonho que agora se torna realidade, espero ansiosamente pelo dia que verei o mar que banha as praias da Costa Rica e poderei mergulhar nessa cultura tão diversificada”.
Já Beatriz Souza da Rocha, do Campus Porto Velho Calama, destaca que ao conferir o resultado final, sentiu uma alegria enorme por saber que vivenciará uma experiência tão única. “Estou ansiosa para aproveitar ao máximo tudo o que um intercâmbio pode proporcionar e, principalmente, para retornar ao Instituto e compartilhar os aprendizados com a comunidade acadêmica. Estou entusiasmada com a possibilidade de aprimorar ainda mais meu espanhol e enriquecer minha trajetória pessoal e profissional por meio dessa imersão cultural. Essa é, sem dúvida, uma oportunidade única, pela qual sou muito grata, sei que aprenderei muito e me sinto honrada em levar o nome do Campus Porto Velho Calama para Costa Rica”.
Sobre a emoção de fazer parte da comitiva que viajará, o estudante do Campus Porto Velho Zona Norte, Luis Fernando da Silva Vieira, mostra que sua expectativa “é viver tudo intensamente: conhecer novas culturas, aprender com outras realidades, colocar o espanhol em prática com nativos do idioma, crescer como estudante e como pessoa”. Ele ainda afirma: “Quero voltar com a cabeça cheia de ideias, memórias lindas e vontade de compartilhar tudo isso com meu campus. Tenho plena certeza que vai ser uma vivência que irá marcar minha vida!”.
A primeira edição ocorreu em novembro de 2024, com o país parceiro para receber as atividades tendo sido a Argentina. Os aprovados no programa recebem bolsa integral, que cobre passagens aéreas nacionais e internacionais, hospedagem, alimentação, seguro médico, traslado, certificado de participação e suporte 24h. Enquanto as despesas pessoais e emissão de documentos não estão incluídas. Para o destino deste ano, Júlio César Sabaini Carvalho, do Campus Ariquemes, explica: “representar o IFRO na Costa Rica é uma oportunidade única para expandir meus horizontes acadêmicos e culturais. Espero aprender, compartilhar experiências e crescer tanto pessoal quanto profissionalmente, levando o nome da nossa instituição com muito orgulho!”.
“Estou imensamente feliz e emocionada por ter sido selecionada! Sei que essa será uma oportunidade única, não só para o meu crescimento acadêmico, mas também pessoal. Estou cheia de expectativas e entusiasmo para mergulhar em novas culturas, praticar outro idioma e viver experiências que, com certeza, vão me transformar. Mal posso esperar para tudo o que está por vir”, afirma Jennifer Rossim Stachelski, discente do Campus Cacoal.
Dizendo-se pronto para viver um sonho, Riqueliton Louback Correa, do Campus Colorado do Oeste, afirma que representar o IFRO é uma conquista imensa e cheia de significado. “Vou aproveitar cada momento, aprender o máximo possível e mostrar que, com esforço e dedicação, é possível transformar sonhos em realidade”, acrescenta.
Do Campus Ji-Paraná, Ricardo Henrique Ramalho Donato tem a expectativa de que ao participar desse programa, ele “desperte nos corações jovens de nossos discentes a chama pela educação”, ele adiciona “Fico honrado de representar meu campus em uma nação tão plural, e creio veementemente que nossos discentes irão mais longe ainda, desde que tenham um pilar de exemplo”.
No caso de Eduarda Beatriz Soares Fernandes, do Campus Guajará-Mirim, as expectativas são de que consiga “adquirir conhecimentos, como também conhecer a cultura, falar com nativos, deixar um pouco de cultura”, ela afirma também que está: “animada e ansiosa para esta experiência”.
Ao retornarem ao Brasil, os estudantes deverão apresentar um relato de experiência ou participar de roda de conversa em seus campi, como forma de compartilhar o aprendizado e incentivar a participação de outros alunos em ações de internacionalização. Os registros das atividades serão encaminhados à Assessoria de Relações Internacionais do IFRO.
Para a seleção de docentes, o requisito era ser da área de língua espanhola. Para a Professora do Campus Cacoal, Agatha Zemke, também foi “uma imensa alegria ter sido selecionada como docente para participar dessa experiência internacional tão enriquecedora”, ela completa: “Juntamente com nossos estudantes, terei a oportunidade de adquirir novos conhecimentos. Além disso, vivenciaremos oficinas sobre atividades culturais típicas da Costa Rica, o que tornará tudo ainda mais significativo”.
Agatha avalia que “o programa de mobilidade internacional, promovido pelo IFRO por meio da Assessoria de Relações Internacionais (Arint), proporcionará, para nós, uma imersão cultural de duas semanas na capital San José, tenho certeza de que será uma vivência intensa com foco em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), que certamente ampliará nossas perspectivas profissionais e pessoais. Sinto muito orgulho em representar nossa instituição nessa jornada, acompanhando os dez alunos selecionados e compartilhando com eles cada etapa dessa formação internacional. Essa iniciativa é uma prova do compromisso do IFRO com a qualificação e o crescimento de seus alunos e servidores”.
Tendo participado em muitas seleções de alunos que conseguiram fazer graduação na Costa Rica, a Professora Rosane Sasset destaca: “este ano, completo 16 anos como professora de Língua Espanhola no IFRO Campus Colorado do Oeste e integrar o grupo de estudantes que participará no Programa de Mobilidade STEM Internacional 2025 é muito mais que um reconhecimento da Arint/IFRO pelo trabalho que desenvolvo junto à instituição. Representa uma oportunidade ímpar no sentido de apoiar nossos estudantes em uma imersão acadêmica e cultural na Costa Rica, um país que é reconhecido por seu forte compromisso com a preservação ambiental, a sustentabilidade e a educação ecológica, o que demonstra profunda preocupação com o futuro do planeta, além de servir como modelo global de desenvolvimento sustentável”.
“Buscarei fortalecer as habilidades interculturais dos estudantes a partir da troca de conhecimentos e da integração com a comunidade local. Além disso, espero contribuir não apenas no âmbito educacional, mas também no emocional, de modo a assegurar que os discentes aproveitem ao máximo essa experiência enriquecedora. Para mim, será uma chance valiosa de crescimento profissional, à medida que permitirá a interação com educadores costarriquenhos e a ampliação de perspectivas pedagógicas. Com o apoio da equipe da AFS Costa Rica e o compromisso de representar com excelência nossa instituição, acredito que essa jornada trará resultados significativos para todos os envolvidos, consolidará laços internacionais e elevará o nome do IFRO em âmbito global”, conclui a docente.
A Assessora de Relações Internacionais, Diana Ketlem, observa que “o Programa de Mobilidade STEM Internacional proporciona aos nossos estudantes e docentes uma vivência transformadora em contextos acadêmicos e culturais fora do país. É emocionante ver como os alunos voltam com um novo olhar sobre si mesmos, sobre o mundo e sobre o papel da educação em suas vidas. Como Assessoria de Relações Internacionais, temos a expectativa de que esta segunda edição seja ainda mais significativa, fortalecendo a presença global do IFRO e inspirando novas edições no futuro, sempre com o compromisso de formar cidadãos críticos, conectados e preparados para os desafios globais. Desejamos que todos tenham uma ótima experiência e que aproveitem cada minuto dessa oportunidade que com certeza vai mudar a vida de todos!”, finaliza.
Redes Sociais