Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Guajará-Mirim certifica catadores da ASCANOV por participação na 30ª EXPOAGUM

Publicado: Terça, 29 de Julho de 2025, 09h38 | Última atualização em Terça, 29 de Julho de 2025, 09h38 | Acessos: 83

Ascanov IFRO 3O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, por meio do Departamento de Extensão (Depex), certificou membros da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Nova Vida (Ascanov) pela participação no estande institucional durante a 30ª Exposição Agropecuária de Guajará-Mirim (Expoagum). Os catadores atuaram durante todos os dias da feira, com espaço reservado junto ao IFRO para apresentação de seus trabalhos.

A ação integrou as atividades do projeto de extensão “Resíduos Sólidos: Coleta Seletiva e Geração de Renda”, que conta com a parceria da Ascanov para a fabricação de vassouras a partir de garrafas PET. A produção tem como objetivo contribuir para a geração de renda dos associados por meio da reciclagem. O Projeto Resíduos Sólidos busca promover a sustentabilidade socioambiental e a inclusão social por meio da educação socioambiental, coleta seletiva e compostagem, com ações concentradas no Bairro Tamandaré, em Guajará-Mirim, incluindo campanhas educativas, mutirões de limpeza, instalação de lixeiras e containers de coleta seletiva, além da capacitação ao lado da Ascanov.

Paulo Lacerda, Coordenador do eixo Campanha Educacional do projeto, destacou a importância da iniciativa. “Primeiramente, o projeto Resíduos Sólidos: Coleta Seletiva e Geração de Renda agradece ao Departamento de Extensão pela oportunidade de apresentar parte do nosso trabalho na 30ª Expoagum, mostrando a fabricação de vassouras feitas a partir de garrafas PET, desenvolvida em parceria com a Ascanov. Essa ação busca gerar uma renda extra para os associados, por meio da produção e venda dessas vassouras sustentáveis. Participar de uma feira como a Expoagum é muito importante, pois muitas pessoas puderam visitar nosso stand e conhecer de perto essa iniciativa que une sustentabilidade, geração de renda e valorização do trabalho dos catadores. Além disso, o fato de o Departamento de Extensão certificar os associados que participaram demonstra reconhecimento e valorização pelo esforço e dedicação de todos os envolvidos nesse processo”, afirmou.

Conforme a Chefe do Depex do Campus Guajará-Mirim, Luana Ferreira da Silva, “o Departamento de Extensão se orgulha de apoiar o projeto Resíduos Sólidos: Coleta Seletiva e Geração de Renda, que alia sustentabilidade à valorização do trabalho dos catadores. A participação na 30ª Expoagum mostra como iniciativas simples podem gerar impacto social real. Além disso, estamos desenvolvendo novos projetos voltados à alfabetização e inclusão digital, especialmente para os catadores idosos, reforçando nosso compromisso com a cidadania, a educação e a transformação social.”

A 30ª Expoagum foi realizada entre os dias 10 e 13 de julho, no Parque de Exposições (Acrivale), com participação ativa do IFRO em diversas frentes, entre elas a divulgação de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Em suas edições, o evento conta com a participação de instituições públicas e privadas.

  • Ascanov-IFRO_1
  • Ascanov-IFRO_2
  • Ascanov-IFRO_3

Fim do conteúdo da página