Estudante do IFRO desenvolve protótipo para emissão e gestão de certificados digitais
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou mais uma defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, reconhecido com nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). O projeto apresentado pelo acadêmico Luiz Felipe Bicalho resultou no desenvolvimento do protótipo “Conecte e Certifique: Protótipo para Emissão e Gestão de Certificados Digitais”.
A proposta do trabalho visa a oferecer uma solução prática, segura e acessível para a emissão, armazenamento e validação de certificados digitais de cursos, eliminando a necessidade de documentos físicos e otimizando processos para instituições de ensino e usuários. Entre as funcionalidades do sistema estão o preenchimento automático de dados, a geração de certificados em formato PDF e imagem, além da inserção de assinatura digital, garantindo a autenticidade e a integridade dos documentos.
Com forte potencial de aplicação no mercado educacional, a ferramenta desenvolvida pode ser integrada a plataformas de cursos e instituições, promovendo mais eficiência, economia e confiabilidade. O projeto também se destaca pela inovação e pelo alinhamento às atuais demandas tecnológicas do setor.
A trajetória de Luiz Felipe ao longo do curso foi marcada por desafios pessoais e acadêmicos. No entanto, com o apoio da Coordenação, dos docentes e da infraestrutura institucional, o estudante transformou dificuldades em oportunidades e consolidou seu aprendizado em um projeto relevante e aplicável à realidade. “Foi uma jornada de superação, e acredito que esse trabalho pode ajudar a resolver problemas reais enfrentados por instituições de ensino e profissionais da área”, afirmou o estudante.
O curso de Sistemas para Internet do IFRO tem se destacado por incentivar a autonomia dos estudantes, o protagonismo estudantil e o uso prático do conhecimento adquirido em sala de aula. Conforme os docentes, iniciativas como essa refletem o compromisso do campus com a formação de profissionais preparados para inovar, empreender e contribuir ativamente para o desenvolvimento tecnológico e social da região. E trabalho de finalização de curso contribui ao inspirar outros estudantes a desenvolverem soluções criativas com impacto positivo na sociedade.
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