Projeto Mulheres Mil: certificadas Operadoras de Computador
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realizou a cerimônia de certificação do Curso de Operadora de Computador. O curso faz parte do Programa Bolsa Formação Mulheres Mil, fomentado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Cáritas Brasileira e a Comunidade Cidadã Livre (Comcil).
O curso gratuito foi destinado para mulheres migrantes de Cuba, Venezuela e Bolívia, mulheres transgênero e indígenas. Com duração de três meses, abordou as seguintes disciplinas: Noções de Biossegurança, Saúde da Mulher, Qualidade de Vida, Segurança Alimentar e Nutricional, Recomposição de Conteúdos Básicos: Matemática Aplicada e Noções de Educação Financeira, Mídias Digitais, Introdução a Hardware, Sistema Operacional e Ambiente Virtual, Ferramentas Microsoft Office e Aplicativos, Plataformas Essenciais e Segurança Básica e Uso Prático de Sistemas.
O evento de encerramento aconteceu no dia 26 de junho, no auditório do IFRO Campus Porto Velho Zona Norte, com a presença do Diretor-Geral do campus, Jeferson Cardoso; da Diretora de Programas e Projetos do IFRO, Márcia Tesser, das assessoras parlamentares Joana Guedes e Vilma Alves, que representaram na ocasião o Senador Confúcio Moura; mais professores do curso, alunas, familiares e servidores do IFRO.
O curso de Operadora de Computador foi realizado na sede da Cáritas Brasileira Articulação Noroeste, localizada na Rua Gonçalves Dias, 284, Centro de Porto Velho. Teve como supervisor Breno Araujo dos Santos e como colaboradora, a servidora do IFRO, Geliane Dornelles de Moraes. Além da parceria da Cáritas Brasileira Articulação Noroeste, por meio de sua representante, Edilaine Guariniri de Oliveira, e da Comcil, presidida por Karen de Oliveira Diogo.
“É muito gratificante poder ofertar cursos de qualificação profissional para mulheres que deixaram seu país de origem em busca de novas oportunidades e agora estão aptas a mudar suas realidades e serem inseridas dignamente no mundo do trabalho”, afirmou a Diretora de Programas e Projetos e Coordenadora-Geral das Ofertas de Bolsa Formação do IFRO, Márcia Tesser.
Mulheres Mil
O Programa Bolsa Formação Mulheres Mil tem como objetivo promover qualificação profissional e inclusão educacional, produtiva e social para mulheres que se encontram em distintas situações de vulnerabilidade e risco social: moradoras de zonas urbanas periféricas, privadas de liberdade, cisgênero e transgênero, em situação de violência doméstica e de vulnerabilidade psicossocial, com 16 anos ou mais de idade, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, moradoras de locais com infraestrutura deficitária, povos originários, tradicionais e do campo, entre outras.
Redes Sociais