Estudantes indígenas da UNIR fazem visita ao projeto de impressão 3D de Terras Indígenas do IFRO Campus Ji-Paraná
Estudantes indígenas do curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) visitaram o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná. A visita, no dia 9 deste mês, teve como objetivo o fortalecimento das parcerias institucionais e a aproximação com o projeto de impressão 3D de maquetes de Terras Indígenas.
Os estudantes das turmas de 2022 e 2024, acompanhados pelas Professoras Gicele Sucupira e Maria Lúcia Gomide, conheceram o projeto “Maquetes para as Associações Indígenas do Estado de Rondônia: buscando soluções 3D para as demandas das comunidades”, coordenado por Lediane Fani Felzke e Wanderson Roger Azevedo Dias. A equipe do projeto é composta pelo estudante Matheus Henrique Barbosa de Lima, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), e pela aluna Manuela Souza Silva, do curso Técnico em Informática. A iniciativa é desenvolvida no IFRO com apoio do Edital de Iniciação Tecnológica nº 7/2024/Reit.
Entre os visitantes, Sulândia Canoê destacou a emoção ao ver o mapa da Terra Indígena Rio Guaporé sendo impresso. “Fiquei bastante surpresa em ver o mapa da TI Rio Guaporé em construção. Não imaginava que o formato seria daquele jeito, achei lindo. Eu vou esperar ansiosamente pelo dia da entrega na minha aldeia. Fico muito grata pela oportunidade de mais um aprendizado”, afirmou.
A visita incluiu apresentação do processo de modelagem e impressão 3D, além do acompanhamento, em tempo real, da confecção de uma peça. Segundo os organizadores, o projeto visa a apoiar as associações indígenas por meio da criação de maquetes tridimensionais das terras indígenas, atendendo a demandas locais com foco em ensino, pesquisa e extensão.
A Professora Gicele Sucupira ressaltou a importância da tecnologia como instrumento de valorização territorial. Segundo a docente, “a impressão 3D das terras indígenas pode ter usos diversos, como material didático para escolas indígenas e não indígenas, como ferramenta estratégica para dar visibilidade e valorizar os territórios indígenas e outros”.
Já a estudante Jéssica Makurap comentou: “pudemos ver os relevos, pudemos observar os detalhes das nossas terras nos mapas. Fiquei mais impressionada com a escolha que o projeto fez de estudar as terras indígenas. Assim, podemos ter o mapa em nossas mãos”.
A recepção do grupo foi realizada pelo Professor Reinaldo Lima Pereira, Coordenador do curso de ADS, que comentou: “foi extremamente gratificante receber os acadêmicos indígenas da UNIR e compartilhar com eles os resultados da pesquisa desenvolvida por um aluno do curso de ADS, que envolve a impressão 3D de áreas indígenas”.
A atividade é aberta à participação de alunos e comunidade em geral e integra as ações institucionais voltadas ao fortalecimento do diálogo entre ciência, tecnologia e os povos originários. Conforme a Coordenadora Lediane Felzke, a ação contribui para aproximar o IFRO das comunidades indígenas do estado, por meio de atividades voltadas ao ensino, pesquisa e extensão.
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