Campus Ji-Paraná recebe visita de alunos da APAE em ação dos projetos Casa da Comunidade e Escola de Chocolates
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, recebeu no dia 9 de julho os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para uma visita guiada. A atividade foi promovida pelo Projeto de Extensão Casa da Comunidade, em parceria com o Projeto Escola de Chocolates, com foco em inclusão social e educacional.
Participaram da ação estudantes da Apae e alunos do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras Básico) ofertado pelo projeto Casa da Comunidade, além de servidores e bolsistas dos projetos envolvidos. O objetivo foi apresentar o campus, seus espaços e atividades, além de proporcionar um momento de integração e troca de experiências.
Durante a visita, os alunos da Apae foram recepcionados por discentes do IFRO, que atuaram como monitores: Kelrely Farias, bolsista do Edital nº 23/2024 REIT/PROEX; João Moraes e Vittor Silva, bolsistas do Edital nº 11/2025 JIPA/DEPESP; e Laiara Matos, Leuzenir Farias e Kerollyn Custódio, bolsistas do projeto Escola de Chocolates. A atividade contou ainda com o acompanhamento da Coordenadora do Escola de Chocolates, Andreza Pereira Mendonça.
A programação incluiu apresentação de cursos e projetos desenvolvidos no campus, atividades interativas e um tour guiado pelos espaços como salas de aula, biblioteca, laboratórios e auditório. Ao final da visita, os participantes puderam conhecer e degustar os produtos desenvolvidos no projeto Escola de Chocolates.
Para o Coordenador do Curso de Libras, Alamir Rodrigues Diniz, “o evento foi uma iniciativa extremamente enriquecedora. A visita dos alunos à instituição não só proporcionou momentos de aprendizado e de integração para os participantes, como também promoveu uma poderosa mensagem de inclusão e de respeito à diversidade”.
A Coordenadora Pedagógica do Projeto Casa Comunidade, Edeli Diogo de Oliveira, também acompanhou a atividade e explicou ter sido organizada uma programação especial. Segundo ela, os visitantes “puderam conhecer salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório e outros espaços que fazem parte do cotidiano dos estudantes. O objetivo do encontro foi proporcionar um momento de integração, aprendizado e troca de experiências, fortalecendo o vínculo entre o campus e a comunidade escolar da Apae”.
“A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a inclusão, o respeito à diversidade e a valorização de cada indivíduo. A visita foi marcada por muita alegria, entusiasmo e acolhimento, deixando um impacto positivo tanto nos visitantes quanto em nossos alunos e servidores. Acreditamos que ações como essa contribuem para construir uma sociedade mais justa, empática e acessível a todos. E os alunos da Apae tiveram a oportunidade de apreciar chocolates desenvolvidos pelo projeto da Escola de Chocolates", acrescentou Edeli.
Redes Sociais