Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ações do Projeto Morar+Rural fortalecem habitação e cidadania no Assentamento Capitão Sílvio em Ariquemes

Publicado: Terça, 15 de Julho de 2025, 16h18 | Última atualização em Terça, 15 de Julho de 2025, 16h18 | Acessos: 38

MorarAriquemes 4O Assentamento Capitão Sílvio, em Ariquemes (RO), recebeu, no dia 7 de julho, ação do Projeto Morar+Rural. A iniciativa é desenvolvida em parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A visita técnica teve como objetivo apresentar às famílias assentadas os modelos de moradias desenvolvidos para a região, além de orientar sobre o processo de liberação dos créditos habitacionais e de fomento produtivo.

Durante a ação, representantes do IFRO, Incra, lideranças comunitárias e beneficiários se reuniram para alinhar as próximas etapas do projeto. A Coordenadora-Geral do Morar+Rural, Daniela Giovanini, participou da apresentação dos três modelos de residências planejados para o assentamento. Segundo a arquiteta, a iniciativa ultrapassa a construção física de moradias: trata-se de um compromisso com o desenvolvimento humano, social e produtivo das famílias que vivem no campo.

O Projeto Morar+Rural representa um compromisso real com a dignidade das famílias que vivem e produzem no campo. Estar aqui no Assentamento Capitão Sílvio, dialogando diretamente com os beneficiários e apresentando os modelos habitacionais, é um passo fundamental para garantir que cada casa construída reflita as necessidades e os sonhos de quem vai morar nela. Mais do que infraestrutura, estamos falando de pertencimento, segurança e futuro. Esse projeto é fruto de uma articulação entre o IFRO, o Incra e parceiros institucionais e políticos, e vem se consolidando como um instrumento de transformação social. Nosso objetivo é garantir moradias dignas, acesso a crédito e suporte técnico, contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos assentamentos e para a permanência qualificada das famílias no meio rural”, afirmou Daniela.

O Deputado Federal Thiago Flores, um dos principais articuladores de recursos para o projeto, também ressaltou a importância da iniciativa para a população do campo, especialmente no Vale do Jamari. “Esse projeto é resultado de uma grande articulação institucional que une o Incra, o IFRO e o nosso mandato, com o único objetivo de garantir dignidade e conforto às famílias do campo. Trata-se de uma iniciativa apolítica, voltada exclusivamente à transformação da realidade rural”.

Além das casas, estamos falando de segurança jurídica, com a regularização fundiária e o fornecimento de títulos de propriedade, garantindo que os pequenos e médios produtores – que são a base do agronegócio local – tenham estabilidade para permanecer e produzir. O Vale do Jamari passou 20 anos sem representação direta em Brasília, e agora temos a oportunidade de mudar essa história com políticas públicas concretas. As famílias participaram ativamente da escolha dos modelos de casa, o que fortalece o senso de pertencimento. Nesta fase, já conseguimos expandir o atendimento para 35 moradias”, destacou o parlamentar.

Os moradores do assentamento demonstraram entusiasmo com a chegada do projeto. Leidiane Viscardi, uma das beneficiárias, destacou a importância da iniciativa: “Esse projeto pra mim é maravilhoso. A gente que mora no sítio não tem condição boa e construir uma casa é muito difícil. Com essa ajuda, receber essa casa é uma honra, é uma bênção. Eu fico muito feliz e tenho certeza que todo mundo aqui também. Só tenho a agradecer.”

Outro assentado, Wanderir Martias de Oliveira, ressaltou como a nova casa representa esperança em um contexto econômico desafiador: “para mim, é muito importante esse projeto porque é uma casa nova. E quem é que não quer uma casa nova? Hoje em dia as coisas estão muito difíceis, então nós estamos muito gratos por esse projeto”.

Já Lindomar de Souza resumiu o sentimento coletivo da comunidade dizendo ser “qualidade de vida, saúde. É isso aí. Estamos contentes de participar desse evento”.

A ação também contou com a presença de Carine Esteves de Souza, bolsista do projeto GeoRondônia (outro projeto de extensão desenvolvido na parceria IFRO e Incra). Ela presta apoio técnico e administrativo à iniciativa ao acompanhar o desenvolvimento das atividades de campo e auxiliar na articulação com os beneficiários.

Para a arquiteta Daniela Giovanini, o Morar+Rural se destaca como um modelo de política pública inovadora, reunindo infraestrutura, planejamento técnico, assistência social e articulação institucional. Além das casas, o projeto contempla a liberação de créditos de instalação, como os fomentos Mulher e Jovem, e recursos para incentivo à produção rural. A proposta conta ainda com apoio de emendas parlamentares, como a de Thiago Flores, que destinou R$ 1,4 milhão ao projeto, visando o desenvolvimento do interior rondoniense.

  • MorarAriquemes_1
  • MorarAriquemes_2
  • MorarAriquemes_3
  • MorarAriquemes_4
  • MorarAriquemes_5
  • MorarAriquemes_6
  • MorarAriquemes_7
  • MorarAriquemes_8
Fim do conteúdo da página