Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Zona Norte e PIBID promovem vivência intercultural com estudantes da EJA

Publicado: Terça, 15 de Julho de 2025, 16h03 | Última atualização em Terça, 15 de Julho de 2025, 16h08 | Acessos: 358

Pibid EJA 7O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, integrou a realização da Feira da Interculturalidade: vozes, saberes e identidade, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Darcy Ribeiro, em Porto Velho. A iniciativa foi idealizada no dia 26 de junho, conduzida por acadêmicas da Licenciatura em Pedagogia do IFRO vinculadas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Teve como principal objetivo valorizar as vivências dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio da celebração da diversidade cultural e do fortalecimento do protagonismo estudantil.

A proposta da feira surgiu da percepção das pibidianas sobre a importância de oferecer à EJA espaços de escuta, expressão e reconhecimento. Com apoio da coordenação pedagógica da escola e supervisão das professoras do programa, o evento foi construído coletivamente e proporcionou um ambiente de aprendizado colaborativo, respeito às diferenças e valorização das identidades. De acordo com a Supervisora do Pibid, Cledimar Neves de Melo, a atividade promoveu um importante intercâmbio de saberes e culturas, reforçando o papel da escola como um espaço plural e acolhedor.

Durante a programação, os estudantes da EJA apresentaram manifestações culturais diversas, como danças típicas, degustações de pratos tradicionais, exposições temáticas e apresentações musicais. Os ambientes "Brasil, Haiti e Inclusão" ganharam destaque e promoveram uma verdadeira imersão nas heranças culturais e sociais dos participantes. A presença de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), junto à acadêmica Camila Feitosa, garantiu a acessibilidade do evento, reforçando a dimensão inclusiva da iniciativa.

O envolvimento dos estudantes da EJA foi marcado por entusiasmo e superação. Muitos que, inicialmente, demonstravam insegurança, encontraram no apoio das pibidianas o incentivo necessário para reconhecerem seu valor e potencial.

A emoção foi perceptível nos olhares orgulhosos de quem, por meio da educação, está ressignificando sua trajetória. Como destacaram as acadêmicas do IFRO, a vivência foi também transformadora para sua formação docente. Para Gerlane da Conceição Araújo, o evento fortaleceu a crença em uma educação com sentido, inclusiva e transformadora. Anna Kamylly Teixeira Santos afirmou que a experiência despertou a importância de ouvir com atenção e respeitar o tempo de cada aluno, valorizando suas histórias. Ana Paula Moraes da Silva ressaltou que colocar em prática o que aprenderam ao longo da formação foi fundamental para compreender a força do trabalho coletivo e do olhar sensível sobre os processos educativos.

A Coordenadora de área do Pibid, Marilândia Martins de Almeida Machado, destacou que a feira contribuiu para dar visibilidade à EJA, uma modalidade de ensino que muitas vezes é invisibilizada, mas que carrega consigo histórias de resistência, recomeço e esperança. Segundo a docente, a atividade ajudou as acadêmicas a ressignificarem o papel da EJA em suas próprias concepções de educação, fortalecendo o compromisso com uma prática docente comprometida com a inclusão e o respeito à diversidade.

Na avaliação das organizadoras, o IFRO, Campus Porto Velho Zona Norte, em articulação com o Pibid e com a Escola Senador Darcy Ribeiro, valorizou a educação pública enquanto instrumento de transformação social. “O evento foi mais do que uma mostra cultural — foi um exercício de empatia, pertencimento e valorização de trajetórias que, muitas vezes, encontram na escola o espaço onde suas vozes finalmente são ouvidas”, avaliaram.

 

  • Pibid-EJA_1
  • Pibid-EJA_10
  • Pibid-EJA_11
  • Pibid-EJA_2
  • Pibid-EJA_3
  • Pibid-EJA_4
  • Pibid-EJA_5
  • Pibid-EJA_6
  • Pibid-EJA_7
  • Pibid-EJA_8
  • Pibid-EJA_9
Fim do conteúdo da página