Campus Ariquemes realiza cursos de extensão em parceria com a Escola Estadual Heitor Villa Lobos
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, concluiu dois cursos de extensão voltados para estudantes da Escola Estadual Heitor Villa Lobos. As formações ocorreram de 10 de março a 30 de junho de 2025, com as temáticas de Assistente Administrativo e Empreendedorismo Juvenil.
A ação foi desenvolvida pelo Departamento de Extensão (Depex) e pela Coordenação de Cursos FIC (Formação Inicial e Continuada) do campus, em atendimento a uma demanda da escola parceira. Participaram dos cursos estudantes regularmente matriculados na Escola Estadual Heitor Villa Lobos. Os cursos foram ministrados por servidores do IFRO, André Ribeiro e Simone Aguiar, nas dependências da própria escola. A iniciativa partiu da Professora Flávia Martins, que buscou complementar os conteúdos da disciplina que lecionava com formação profissionalizante. As professoras Eliane Decleva e Daniele de Matos Vitor também integraram a equipe de execução.
Segundo a Chefe do Depex, Quezia Rosa, “foi com surpresa que recebemos a demanda das professoras para a oferta de cursos profissionalizantes na Escola Heitor Villa Lobos e nos sentimos prestigiados por poder fazer parte da formação daqueles jovens”. Ela também destacou que “a oportunidade de nos apresentarmos como instituição parceira é válida não apenas por expandirmos nossa atuação, como por nos apresentarmos como uma alternativa para a continuidade de estudos desses jovens”.
A Chefe do Depex ainda comentou sobre o envolvimento dos servidores: “os dois professores que atuaram eram técnicos administrativos do IFRO. Se interessaram na vaga para ministrar os cursos e se mostraram excelentes no trabalho. Foi muito bom tê-los como parceiros, pois isso demonstra que todos são importantes no atingimento dos nossos objetivos institucionais”.
A Professora Eliane Decleva afirmou que “os cursos complementaram as eletivas sobre empreendedorismo e auxiliar de escritório, que foram aplicadas com êxito, proporcionando aos alunos reflexões práticas sobre iniciativa, criatividade e planejamento”. E avaliou que a participação dos estudantes foi satisfatória e que há abertura para futuras melhorias: “nós deixamos possibilidades de rever ações avaliando os pontos positivos e negativos na construção de um plano ainda mais eficaz”.
De acordo com a Professora Simone Aguiar, os conteúdos abordados incluíram planejamento, gestão, tipos de organizações, legislação trabalhista, finanças, assédio moral e sexual no trabalho, processos seletivos, elaboração de currículo, entre outros. “Durante os cursos, os alunos simularam o ambiente profissional, criaram suas próprias empresas, participaram de dinâmicas reais de seleção, de atendimento e cobranças, vivenciando na prática as atividades do cotidiano de um auxiliar administrativo e um jovem empreendedor”, finalizou.
Redes Sociais