Zona Norte promove ação educativa sobre segurança digital na EEEFM Dr. José Otino
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou uma ação extensionista na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. José Otino, com o objetivo de promover a conscientização sobre educação digital, combate ao cyberbullying, acesso seguro às redes sociais e letramento digital.
A atividade foi na noite do dia 27 de junho, integrando o projeto de extensão intitulado “Educação digital: cyberbullying, acesso seguro a redes sociais e letramento digital”, executado conforme o planejamento aprovado em edital de fluxo contínuo do Campus Zona Norte. A ação contou com a participação ativa de estudantes de três turmas de cursos superiores do próprio campus do IFRO: 5º período de Sistemas para Internet e 1º e 3º períodos de Redes de Computadores.
Durante o evento, a turma de Sistemas para Internet realizou duas palestras temáticas sobre o combate ao cyberbullying e o uso seguro das redes sociais, conduzidas pelos discentes Kleber Nogueira de Sá Júnior e João Gabriel Marinho Morais. As apresentações foram desenvolvidas com metodologias lúdicas e gamificadas, o que despertou o interesse dos participantes e promoveu maior interação. A dinâmica foi acompanhada da entrega de brindes e emissão de certificados.
Ainda na programação, a estudante Cheuri Yanca Maciel Magalhães realizou uma breve apresentação sobre o IFRO e compartilhou sua trajetória acadêmica com os alunos da escola, incentivando-os a ingressar no ensino técnico e superior público e gratuito.
Paralelamente às palestras, as turmas de Redes de Computadores desenvolveram atividades em salas de aula com foco no letramento digital e segurança da informação. Os estudantes abordaram boas práticas de navegação na internet e apresentaram reflexões sobre os desafios enfrentados por jovens no ambiente digital.
A ação alcançou cerca de 90 alunos do ensino médio da EEEFM Dr. José Otino, promovendo um momento de troca de saberes entre os discentes das duas instituições. O projeto está alinhado às diretrizes da Política Nacional de Educação Digital (PNED) e às finalidades institucionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que preveem a integração entre ensino, pesquisa e extensão, com foco nas necessidades da sociedade.
Redes Sociais