Licenciandos de Ciências Biológicas realizam "Educação que Transforma: conectando Saberes e Práticas" em Guajará-Mirim
Acadêmicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, realizaram o evento "Educação que Transforma: conectando Saberes e Práticas". A ação ocorreu na Praça Marco Aurélio Palácio, na noite de 3 de julho, organizada pelos alunos dos 7º e 8º períodos da Licenciatura em Ciências Biológicas. A iniciativa vinculada à disciplina Projeto Integrador e de Extensão, foi idealizada e organizada pelos acadêmicos sob a coordenação da Professora Rosangela Schmidt.
Na programação estavam exposição de trabalhos e roda de conversa. A cerimônia de abertura foi prestigiada por autoridades municipais e acadêmicas, como o Vice-Prefeito de Guajará-Mirim, Ricardo Lira Maia; a Secretária Municipal de Educação, Maria Tereza Crespo Ribeiro; o Diretor do Campus da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Gabriel Cestari Vilard; e a Diretora-Geral do IFRO Campus Guajará-Mirim, Elaine Oliveira Costa de Carvalho; além de professores e alunos da instituição e o público externo.
O ponto alto do evento foi a roda de conversa “Educação que Transforma”, na qual os convidados compartilharam relatos inspiradores sobre como a educação transformou suas trajetórias pessoais e profissionais, superando desafios e construindo novos caminhos. As histórias emocionaram o público presente e reforçaram o papel transformador da educação na vida das pessoas e na sociedade.
Segundo a Coordenadora Rosangela Schmidt, a iniciativa demonstrou o compromisso do IFRO com a formação de seus estudantes, integrando ensino, pesquisa e extensão, e promovendo o diálogo entre a academia e a comunidade. A realização em um espaço público aberto, no coração da cidade, buscou aproximar a instituição da população local, reafirmando o caráter público, gratuito, inclusivo e transformador da educação.
Segundo o acadêmico Fabrício Castro Tavares, do 7º período da Licenciatura em Ciências Biológicas, participar do evento Educação que Transforma: Conectando Saberes e Práticas foi uma experiência muito positiva, pois permitiu mostrar e compartilhar com a comunidade os trabalhos desenvolvidos ao longo da curricularização da extensão. Para ele, levar esses conhecimentos além do ambiente acadêmico foi uma forma significativa de valorizar a educação e aproximar a sociedade do que é construído dentro do curso.
Redes Sociais