Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

“Ecos de Aú” é exibido no Campus Ji-Paraná

Publicado: Terça, 01 de Julho de 2025, 08h23 | Última atualização em Terça, 01 de Julho de 2025, 08h23 | Acessos: 728

Professor Fernando Pinheiro e os produtores do Filme AuáUma mostra de cinema foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, com a exibição do curta-metragem “Ecos de Aú”. A atividade organizada pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC) envolveu estudantes e servidores do IFRO em dois horários do dia 26 de junho, no auditório do próprio campus.

A exibição-teste do filme “Ecos de Aú” foi seguida de um bate-papo. O filme é uma produção da Auá Filmes em parceria com a Abadá Capoeira de Ji-Paraná e NAC/IFRO/Ji-Paraná. A produção foi contemplada no Edital nº 2/2024; Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo) Município de Ji-Paraná/RO – Audiovisual.

O vídeo visa a explorar a prática da capoeira, especialmente dentro do grupo Abadá-Capoeira, e permite que os participantes investiguem as inter-relações entre seus corpos, a arte da capoeira e os elementos naturais essenciais, promovendo um aprofundamento psicofísico e um intercâmbio de saberes entre diferentes gerações e níveis de experiência. A inserção dos estudantes no contexto da produção artística e audiovisual local proporcionou um momento de aprendizagem e formação artística e cultural, além de fomentar a produção audiovisual em nossa região.

Para o Coordenador do NAC, Fernando Pinheiro, a temática do filme “proporciona uma imersão reflexiva em uma manifestação cultural de grande importância para o povo brasileiro: a capoeira. Originada da matriz africana, a capoeira é um elemento genuíno e digno de reconhecimento da cultura popular do Brasil. Nossos projetos pedagógicos no IFRO dialogam com ações decoloniais e estão alinhados à Lei nº 11.645/2008, que insere o tema da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar. Dessa forma, o filme se integra perfeitamente às temáticas já trabalhadas em áreas como cultura, arte e cidadania”.

O docente explica que a exibição de um trabalho feito por artistas locais, que expõe a diversidade da arte em Ji-Paraná, enriquece a formação dos alunos, conectando-os com a realidade cultural de seu próprio município. “O impacto desse tipo de experiência na formação crítica e cultural dos alunos é imenso. Como educadores, é nosso papel abordar os aspectos da cultura afro-brasileira, oferecendo ‘outros olhares’ e desconstruindo a sobreposição de saberes que por muito tempo privilegiou uma visão eurocêntrica. Trazer o currículo para uma abordagem mais crítica, reflexiva e intercultural é essencial. O fato de o filme ter sido produzido em Ji-Paraná, com a participação de pessoas da própria comunidade, intensifica esse impacto, pois os alunos se veem representados e reconhecem a potência da produção cultural local, fortalecendo sua identidade e senso de pertencimento”, acrescenta.

A parceria entre o IFRO e os realizadores do curta-metragem “Ecos de Aú” surgiu através do projeto “Íntegra Arte: Cores, Movimento e Música”, promovido pelo Núcleo de Arte e Cultura do Campus Ji-Paraná no ano de 2024. O artista Otávio de Sousa, um dos realizadores do curta, foi convidado a colaborar com a proposta do projeto, o que abriu as portas para a colaboração. E agora atua como membro externo do Núcleo.

 

Sinopse

O grupo Abadá Capoeira reúne-se para mais uma roda na qual capoeiristas de diferentes idades, experiências e saberes, jogam e gingam. Durante a prática, alguns participantes mergulham em seus imaginários psicofísicos, explorando inter-relações entre seus corpos, a capoeira e os elementos essenciais da natureza que estão ligados a ela e a eles.

Acessibilidade: Intérprete em Libras e audiodescrição

Direção: Otavio de Sousa

Realização: Auá Filmes | Abadá Capoeira - Ji-Paraná

Fotografia: Lucas Costa

Material Gráfico: Flávia Costa

 

  • Abertura_do_filme_Auá
  • Alunos_assistindo_-_Auá_Filmes_03
  • Alunos_assistindo_-_Auá_Filmes_04
  • Alunos_assistindo_Auá_Filmes_01
  • Alunos_assitindo_-_Auá_Filmes_02
  • Grupo_Capoeira_Abadá
  • Professor_Fernando_Pinheiro_e_os_produtores_do_Filme_Auá
Fim do conteúdo da página