Estudantes do Campus Porto Velho Zona Norte apresentam soluções tecnológicas voltadas à comunidade local
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, segue fortalecendo seu compromisso com a formação de profissionais inovadores e socialmente comprometidos. Um exemplo desse protagonismo foi a apresentação de mais um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, referente à turma 2023/1.
No dia 13 de junho de 2025, foi apresentado o projeto intitulado “Frete Ágil: um aplicativo para facilitar a contratação de serviços de frete”, que tem como objetivo oferecer uma solução prática e digital para a mediação entre prestadores de serviço de frete e clientes na região. A proposta surgiu da escuta ativa das dificuldades enfrentadas pela população local ao contratar esse tipo de serviço, evidenciando o potencial da tecnologia no atendimento de demandas sociais concretas.
Sob orientação dos Professores Felipe Maia e Ivanilse Calderon, e com avaliação de Mariela Mizota Tamada e Renato Almeida, o projeto foi desenvolvido com base no Modelo do Duplo Diamante, abordagem que estrutura o processo de descoberta, definição, desenvolvimento e entrega de soluções centradas no usuário. A pesquisa também incluiu um benchmarking de boas práticas do setor e culminou na criação de um protótipo funcional, desenvolvido com a ferramenta Figma e validado por meio de testes de usabilidade.
O trabalho é resultado do esforço dos estudantes Erinaldo Júnior e Kleber de Sá Junior, que demonstraram sensibilidade social e competência técnica na construção da proposta. Na avaliação dos docentes, as apresentações dos TCCs da turma 2023/1 evidenciam o papel transformador do IFRO Campus Porto Velho Zona Norte, que vem promovendo projetos alinhados às reais necessidades da sociedade.
Já a Coordenação do Curso, representada pelo Professor Alan Jhone, tem atuado no incentivo à pesquisa aplicada e à articulação entre ensino, extensão e inovação. Na unidade, por meio do uso estratégico da tecnologia, os estudantes têm sido protagonistas na construção de soluções que impactam positivamente o território em que estão inseridos.
Redes Sociais