Calama realiza intervenção pedagógica para combater o bullying entre estudantes
Durante o mês de maio, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, realizou ação educativa voltada à promoção do respeito e da empatia entre os estudantes. Coordenada pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), a intervenção aconteceu na turma do segundo ano do Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, durante a aula de Sociologia da Professora Maria das Graças Freitas de Almeida.
A atividade integrou a dinâmica "Espelho da Sala", pensada para estimular a autorreflexão e a valorização das qualidades individuais, além de identificar e debater fragilidades de comportamento que possam gerar exclusão, preconceito ou humilhação. A proposta foi recebida com entusiasmo pela turma e contou com ampla participação dos alunos.
Segundo Rinaldo Muniz de Oliveira, um dos coordenadores da ação, a intervenção teve êxito ao provocar reflexões profundas sobre as práticas de bullying no ambiente escolar. “A atividade promoveu uma importante mudança na percepção coletiva, reforçando a importância de um tratamento respeitoso entre todos”, afirmou.
Maria das Graças destacou a relevância do momento para o combate à discriminação. “O convívio saudável se fundamenta no respeito às diferenças e na empatia. São justamente essas ações que contribuem para a construção de uma sociedade pautada na equidade”, afirmou a docente.
Durante a dinâmica, os estudantes foram convidados a destacar suas qualidades pessoais e a refletir sobre atitudes nocivas, como o preconceito e a intolerância. A culminância se deu com a confecção de um mural coletivo — o “Espelho da Sala” — onde cada aluno deixou, em recortes amarelos em formato de flor, palavras que representavam seus desejos para a vida em comunidade.
Para o estudante Rodrigo Otavio Vieira Lunas, a experiência foi marcante: “o bullying destrói a autoestima e a vida das pessoas. Precisamos combater esse mal”. João Lucas Augusto Galdino complementou que “a dinâmica foi importante para aprender mais sobre racismo, preconceito e atitudes humanas”.
A ação foi planejada coletivamente pela equipe do Napne/Calama, com destaque para os servidores Jéssica de França, Rinaldo Muniz, Cícera Cristina Pereira Barbosa, Márcia Regina Silva de Lima, Regia Passos Monteiro, Isle Trajano de Oliveira e a estagiária Márcia Elizabeth Lopes Rodrigues.
A intérprete de Libras Isle Trajano reforçou a importância de atividades como essa, mostrando que “divulgar informações é essencial para evitar consequências devastadoras como ansiedade, depressão e até pensamentos autodestrutivos”.
A iniciativa se alia à formação cidadã proposta pelo IFRO, promovendo um ambiente escolar mais seguro, inclusivo e respeitoso para todos. Para aprofundar essa reflexão, em abril, o Napne esteve no IFCAST Calama, que pode ser acompanhado na gravação registrada no canal do Youtube, com a participação de Lívia Catarina e Jéssica de França, na qual abordam a realidade do bullying e seus impactos no ambiente escolar.
Redes Sociais