Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFRO apresenta mais de 20 projetos na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Publicado: Terça, 20 de Mai de 2025, 16h27 | Última atualização em Terça, 20 de Mai de 2025, 16h27 | Acessos: 464

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participa da 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, a ser realizada entre os dias 26 e 31 de maio de 2025, em Ji-Paraná (RO). Serão levados mais de 20 projetos de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação. As ações estão distribuídas em formato de banners e exposições de produtos na Vitrine Tecnológica, além de visitas técnicas organizadas por campi da instituição.

Ao todo, nove unidades do IFRO integram o evento. Os Campi Cacoal, Porto Velho Calama, Ji-Paraná, Jaru, Porto Velho Zona Norte e Colorado do Oeste apresentam projetos, enquanto os Campi Vilhena, Ariquemes e São Miguel do Guaporé realizam visitas técnicas. A organização geral das ações no evento é feita pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex/IFRO), com apoio do Campus Ji-Paraná, que está no município que sedia a feira.

Entre os projetos apresentados estão iniciativas como o "Games e Café", do Campus Cacoal, que desenvolve jogos eletrônicos com a ferramenta GameMaker; o Planetário do Campus Calama, voltado à popularização da astronomia; e projetos interdisciplinares do Campus Ji-Paraná, envolvendo robótica, análise de solos, glossário de solo, produção de manteigas vegetais e uso de armadilhas para captura de insetos florestais.

A unidade de Ji-Paraná terá o maior número de exposições, com projetos desenvolvidos a partir de editais institucionais, como o Edital de Extensão nº 23/2024/PROEX/IFRO e o Edital nº 11/2025/JIPA-CGAB/IFRO, contemplando temas como bioeconomia, tingimento vegetal e comunicação indígena, entre outros.

Entre os macroprojetos institucionais em destaque está a Escola do Chocolate, conduzida pelos Campi Jaru e Ji-Paraná. O projeto acompanha a cadeia produtiva do cacau, desde o cultivo até a produção de chocolate artesanal. O Cidadania Plena, voltado à promoção de direitos civis e inclusão social. E o Proinfe, iniciativa que trabalha com a informatização de escolas municipais e a formação continuada de professores.

As apresentações ocorrem conforme escala pelos campi e de acordo com a programação da Feira. A presença do IFRO também inclui a integração à programação oficial do evento, com apresentações de projetos dos Campi Jaru, Porto Velho Calama e Zona Norte. Segundo a organização, “os projetos visam fortalecer os arranjos produtivos locais e ampliar o suporte técnico oferecido às comunidades em Rondônia”.

Projetos e produtos inovadores

Na programação, entre os dias 26 e 31 de maio, o IFRO terá participação em ciência, tecnologia, inovação, educação e inclusão dentro da Rondônia Rural Show Internacional, já consolidada como um dos maiores eventos do agronegócio da região Norte. Com a presença de seus campi, o IFRO leva ao público uma amostra significativa do que vem sendo desenvolvido no âmbito da pesquisa aplicada, da extensão tecnológica e da formação profissional, promovendo a integração entre conhecimento científico e as demandas da sociedade.

Durante toda a semana, visitantes poderão conhecer de perto uma série de projetos científicos, produtos tecnológicos e protótipos desenvolvidos por estudantes e servidores. Dentre os destaques, estão:

  • Aplicativos inclusivos voltados à comunicação em Libras, como o “SignWriter Fácil” e um glossário específico para a área de Ciências Humanas;

  • Traduções acessíveis, como o projeto “Códigos Silenciosos”, que adapta obras literárias para a Língua Brasileira de Sinais (Libras);

  • Tabela periódica 3D e interativa, facilitando o ensino da química de maneira lúdica;

  • Produtos e estudos com plantas bioativas, contribuindo para o uso sustentável da biodiversidade amazônica;

  • Biodigestores anaeróbios, como solução sustentável para o tratamento de resíduos orgânicos;

  • Armadilhas passivas e ativas para controle de pragas agrícolas, voltadas ao pequeno produtor rural;

  • Jogos digitais educativos e iniciativas como o projeto “Games e Café’, que unem tecnologia e cultura.

Dentre as participações, no dia 29 de maio, o Centro de Inovação Tecnológica (CIT) do Campus Porto Velho Zona Norte do IFRO levará para a Rondônia Rural Show 2025 três projetos voltados à inclusão, educação e desenvolvimento sustentável. O primeiro deles é o LeDuc, aplicativo educacional idealizado por estudantes do ensino médio integrado que utiliza gamificação e uma interface acessível para auxiliar na formação de jovens e adultos. O projeto, em desenvolvimento desde 2024, será apresentado nos estandes do IFRO e da Sedec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Rondônia).

Levará também o MapEdu+, uma plataforma em formato de aplicativo e site que mapeia escolas com suporte para alunos com altas habilidades, necessidades específicas ou neurodivergência. A iniciativa é conduzida por estudantes em parceria com a Escola Barão de Solimões. E o projeto “RibeirIFRO” foca nas comunidades ribeirinhas do Baixo e Médio Madeira, promovendo capacitações técnicas em boas práticas na manipulação e beneficiamento do pescado, aliadas ao uso de ciência de dados e mapeamento participativo para subsidiar políticas públicas mais justas. Todos os projetos têm coordenação do Professor Ranieri Braga dos Santos, que também fará apresentações específicas no estande da Sedec e no palco de piscicultura da Seagri (Secretaria de Estado de Agricultura), abordando o uso de ciência de dados na cadeia produtiva do pescado, em parceria com o Professor Raniere Garcez, da UNIR (Universidade Federal de Rondônia).

O compromisso com a inclusão social e educacional será um dos pontos fortes da participação de todos do IFRO no evento. Projetos voltados à acessibilidade, como os aplicativos e materiais didáticos em Libras, mostram a importância de tornar o conhecimento acessível à comunidade. Além disso, estudantes e servidores dos Campi Ji-Paraná, Cacoal, Jaru, Porto Velho Calama e Porto Velho Zona Norte apresentarão banners científicos com temas que vão desde capacitações em saúde até tecnologias aplicadas ao campo, mostrando a diversidade das ações desenvolvidas pela instituição.

De acordo com os coordenadores das ações, a presença do IFRO na Rondônia Rural Show 2025 reforça seu papel como instituição pública comprometida com o desenvolvimento sustentável da Amazônia. A Feira é uma oportunidade para o público conhecer os impactos da ciência e da educação técnica na vida das pessoas, principalmente nas áreas rural e produtiva.

A programação ocorre diariamente, com apresentações e exposições a partir das 8 horas e contará com a participação de alunos, professores e pesquisadores que estarão no local para dialogar com a comunidade e apresentar os resultados de suas iniciativas.

Fim do conteúdo da página