IFRO participou de formação para oferta de cursos do Programa Mulheres Mil em Brasília
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) esteve representado entre os dias 7 e 11 de abril no ciclo de formação do Programa Mulheres Mil, na Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE), em Brasília (DF). Desde 2022, o IFRO ofertou mais de 1,5 mil vagas pelo Mulheres Mil.
Representaram a instituição em Brasília, a Coordenadora-Geral dos Programas de Bolsa Formação, Márcia Tesser, o Coordenador-Adjunto dos Programas de Bolsa Formação, Maycon Dyms Nery Torres, e o Supervisor do Programa Mulheres Mil – Campus Colorado do Oeste, Fausto Araújo Teixeira. Promovido pelo Ministério de Educação (MEC), o evento teve como objetivo promover o aprimoramento e a valorização do programa por meio da capacitação dos gestores e equipes técnicas das instituições de ensino que se inscreveram com propostas para ofertarem os cursos, além de alinhar os objetivos com as redes estaduais e municipais. Além do ciclo de formação, foi disponibilizado para os representantes das instituições de ensino um guia sobre a metodologia do Programa Mulheres Mil.
Fruto de uma parceria interministerial, que inclui o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Educação (MEC), o Mulheres Mil vai ofertar 10 mil vagas em todo o Brasil. A iniciativa oferece cursos específicos sobre cuidados e a sua ampliação foi divulgada no Diário Oficial da União de quarta-feira (9/4). Além da ampliação das 10 mil vagas gerais, outras 900 serão abertas especificamente para trabalhadoras domésticas. O aumento no número de vagas é resultado do sucesso do projeto-piloto realizado em 2024, quando também foram ofertadas 900 vagas para as trabalhadoras domésticas. Os cursos foram realizados em parceria com os Institutos Federais. A taxa de conclusão alcançou 82%.
Para a Diretora de Programas e Projetos e Coordenadora-Geral dos Programas de Bolsa Formação do IFRO, Márcia Tesser, “o Programa Mulheres Mil não é só um curso de formação, é uma transformação social, pois visa, não apenas o acesso, mas também a permanência e êxito nos cursos. Com a oferta, centenas de mulheres rondonienses podem voltar ao mundo do trabalho e mudar o rumo da própria história e a história de sua família”.
Programa Mulheres Mil
O Mulheres Mil reúne um conjunto de políticas públicas e diretrizes governamentais voltadas para a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres a partir de 16 anos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social e econômica em contexto de pobreza e extrema pobreza. A iniciativa foi criada para apoiar a população feminina em busca de oportunidades educacionais, elevação da escolaridade e inclusão e permanência no mundo do trabalho, tendo como ponto central a identificação, o reconhecimento e a valorização da diversidade e dos saberes acumulados em cada uma de suas etapas de vida.
São oferecidos cursos gratuitos de qualificação profissional de formação inicial e continuada, com carga horária mínima de 160 horas, distribuídos em diversas opções profissionais, organizados em 12 eixos tecnológicos. Entre 2022 e 2025, por meio do Programa Mulheres Mil, o IFRO já ofertou 1.687 vagas em Rondônia.
Redes Sociais