Encontro Formativo reúne Profissionais de Atendimento Educacional Especializado do IFRO
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizou o Encontro Formativo dos Profissionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Participaram servidores do Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), da Coordenação de Ações Inclusivas e da Pró-Reitoria de Ensino, mais os colaboradores externos bolsistas do Programa de Educação Inclusiva do Atendimento Educacional Especializado.
O evento ocorreu na data do dia 13 de fevereiro, na plataforma virtual Google Meet. Segundo a Coordenação de Ações Inclusivas (Cain), o objetivo do Encontro Formativo dos Profissionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE) foi apresentar fundamentos teóricos, instrumentos e procedimentos essenciais para a realização da avaliação pedagógica no AEE, com o intuito de construir um Plano Educacional Individualizado (PEI) alinhado às necessidades dos estudantes, promovendo uma educação inclusiva e personalizada; qualificar Profissionais de AEE oferecendo formação continuada para coordenadores, vice-coordenadores de Napnes, bolsistas e demais envolvidos; e promover a Educação Inclusiva fortalecendo práticas pedagógicas que eliminem barreiras na aprendizagem e garantam a acessibilidade educacional.
Internamente, o evento é importante ao fortalecer a capacitação profissional para a criação de PEIs, promover a colaboração entre os campi para a educação inclusiva, demonstrar apoio institucional à qualidade educacional e oferecer desenvolvimento contínuo por meio de um curso na plataforma do IFRO, reafirmando o compromisso com a inclusão e inovação pedagógica.
De acordo com informações da Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRO), a integração e colaboração entre os 10 campi do IFRO, por meio da participação ativa dos coordenadores e vice-coordenadores dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs), fortaleceu a troca de experiências e de boas práticas. Além de ter criado uma rede de apoio e aprendizado colaborativo que beneficia toda a comunidade acadêmica. Ao enfatizar a educação sem barreiras, o encontro contribuiu para a construção de um ambiente educacional mais justo e acessível.
A Coordenadora de Ações Inclusivas, Vanessa Milani Labadessa, mostra que o Encontro Formativo dos Profissionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE) promovido pelo IFRO representa um marco significativo no compromisso da instituição com a educação inclusiva e de qualidade. Segundo ela, "o evento aconteceu para dar subsídios práticos e teóricos para o trabalho dos AEEs no processo de inclusão de nossos alunos com necessidades educacionais especiais". A formadora foi a Diretora de Ensino do Campus Calama, Sheylla Chediak. E conforme Vanessa, foi uma parceria muito importante para que o evento acontecesse. "É importante fortalecer essas parcerias internas, pois temos profissionais extremamente competentes e com muito conhecimento, dentro do IFRO, as nossas 'pratas da casa'".
A parceria entre bolsistas e toda a equipe do IFRO ainda possibilita suporte para melhor atender aos alunos. “Considero este evento extremamente relevante, pois aborda aspectos fundamentais para o desenvolvimento pedagógico e para a formação contínua dos profissionais que atuam na área de AEE”, concluiu a Coordenadora.
Redes Sociais