IFRO participa de reunião de lançamento do Programa PartiuIF
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) teve representantes na reunião de lançamento do Programa PartiuIF, a ser destinado a estudantes de nono ano do ensino público durante o ano de 2025, conforme programação do Ministério da Educação (MEC).
Participaram da reunião, o Reitor do IFRO, Moisés Rosa, a Pró-Reitora de Ensino substituta, Sônia Carla Gravena, a Pró-Reitora de Extensão, Marcela Regina, a Diretora de Programas e Projetos, Márcia Cristina Tesser, a Chefe de Gabinete, Carla Coelho, e a Coordenadora Institucional do Programa PartiuIF no IFRO, Patrícia Soares Pereira, servidora do Campus Ariquemes.
O programa será destinado aos estudantes de grupos prioritários, com maior histórico de vulnerabilidade social e que compõem o público-alvo da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Entre eles estão os que cursaram integralmente a educação em escola pública; os oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário-mínimo per capita; os autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas; e a pessoa com deficiência que estejam cursando o nono ano do ensino fundamental em 2025.
A reunião foi realizada no formato remoto, no dia 31/12/2024, com a presença de Zara Figueiredo, Secretária da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), e de Jaime Cavalcante Alves, Reitor do IFAM (Instituto Federal do Amazonas), que será a instituição responsável por gerir os recursos do Programa na Região Norte e diversos servidores dos Institutos da Região Norte.
No IFRO, o programa PartiuIF será gerido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Programas e Projetos (DPPEX), com apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen).
PartiuIF
O Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para o acesso de estudantes da rede pública de ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (PartiuIF) tem a finalidade de oferecer aulas e atividades voltadas para a recuperação de aprendizagens de estudantes do nono ano do ensino fundamental matriculados em escolas públicas. E recompor as habilidades e competências necessárias para melhorar as oportunidades educacionais de acessar e permanecer no ensino médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
A realização do programa possibilitará ao IFRO o esforço na garantia do direito à aprendizagem dos estudantes do último ano do ensino fundamental como elemento estruturante para a construção de trajetórias escolares bem-sucedidas e redução de desigualdades educacionais. Bem como a equalização de oportunidades educacionais, considerados os aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero, a superação de toda forma de preconceito e discriminação; a valorização e o compromisso com a diversidade étnico-racial e regional; o respeito à liberdade e a promoção da tolerância e da educação inclusiva; a consolidação dos direitos humanos e educacionais dos grupos vulneráveis; e a priorização de atendimento aos grupos sociais em maior situação de vulnerabilidade, que são diretrizes do programa.
Quando iniciarem as fases do PartiuIF em Rondônia, o Instituto Federal fará a divulgação de novas informações. “A ação promoverá a igualdade de oportunidade de acesso de estudantes da rede pública à Rede Federal. Com isso, jovens hoje vulnerabilizados terão acesso ao ensino público, de qualidade e a qualificação técnica necessária para que possam adentrar ao mundo do trabalho”, afirmou a Diretora de Programas e Projetos de Extensão, Márcia Tesser.
Redes Sociais